O bibliotecário e a Agenda 2030:

informação em tempos de pandemia

Authors

Keywords:

Competência profissional, Desinformação, Pandemia

Abstract

This work aims to analyze the librarian's social role and skills in combating misinformation in pandemic times, in line with the goals of the Sustainable Development Goals set out in the 2030 Agenda. Methodologically, this study used a descriptive, qualitative research to support and elucidate the theoretical bases, analyses and organization of information on thematic and institutional platforms and repositories on Covid-19 in Brazil, between March and July 2020. The results show that 12 of them prompt the spread and sharing of free scientific and academic information at a local, national and global levelon Covid-19.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hellinton Staevie dos Santos, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em
Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bibliotecário da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4855-307X

Manuella Marinho Ferreira, Universidade Federal de Roraima - UFRR


Mestra em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharela em
Biblioteconomia pela UFAM. Bibliotecária na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0683-317X

Naiara Raíssa da Silva Passos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bibliotecária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1312-6545

References

BARROS, Lucivaldo Vasconcelos.Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 2923-2940, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/860. Acesso em: 10 jun. 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo:a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida:uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CASTRO, César Augusto de. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 142-156, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/90960. Acesso em: 16 jun. 2020.

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Ameaça ou oportunidade? o futuro dos serviços de biblioteca a luz das inovações tecnológicas. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 7-27, jan./jun. 1994. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/76637. Acesso em: 20 jun. 2020.

MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização e letramento).

PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.PNUD. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/. Acesso em: 10 jun. 2020.

SOUTO, Sônia Miranda de Oliveira. O profissional da informação frente às tecnologias do novo milênio e às exigências do mundo do trabalho. Salvador: Cinform, 2003.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: SENAC/SP, 2003. In.ZARIFIAN, Philippe.Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Published

2023-12-29

How to Cite

SANTOS, H. S. dos; FERREIRA, M. M.; PASSOS, N. R. da S. O bibliotecário e a Agenda 2030: : informação em tempos de pandemia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 429–437, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57764. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

COMUNICAÇÕES: Comunicação, informação em rede e humanização: novas perspectivas