O bibliotecário e a Agenda 2030:
informação em tempos de pandemia
Keywords:
Competência profissional, Desinformação, PandemiaAbstract
This work aims to analyze the librarian's social role and skills in combating misinformation in pandemic times, in line with the goals of the Sustainable Development Goals set out in the 2030 Agenda. Methodologically, this study used a descriptive, qualitative research to support and elucidate the theoretical bases, analyses and organization of information on thematic and institutional platforms and repositories on Covid-19 in Brazil, between March and July 2020. The results show that 12 of them prompt the spread and sharing of free scientific and academic information at a local, national and global levelon Covid-19.
Downloads
References
BARROS, Lucivaldo Vasconcelos.Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 2923-2940, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/860. Acesso em: 10 jun. 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo:a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida:uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CASTRO, César Augusto de. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 142-156, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/90960. Acesso em: 16 jun. 2020.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Ameaça ou oportunidade? o futuro dos serviços de biblioteca a luz das inovações tecnológicas. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 7-27, jan./jun. 1994. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/76637. Acesso em: 20 jun. 2020.
MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização e letramento).
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.PNUD. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/. Acesso em: 10 jun. 2020.
SOUTO, Sônia Miranda de Oliveira. O profissional da informação frente às tecnologias do novo milênio e às exigências do mundo do trabalho. Salvador: Cinform, 2003.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: SENAC/SP, 2003. In.ZARIFIAN, Philippe.Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.