A importância da educação de usuários nas bibliotecas

Authors

  • Angilene Santos Nascimento Instituto Federal de Sergipe
  • Luiz Carlos Pereira dos Santos Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57497

Keywords:

Educação de usuários, Biblioteca, Bibliotecário - perfil, Tecnologia

Abstract

O texto traz a importância da educação de usuários para o desenvolvimento de habilidades e competências que ajude na formação deste indivíduo que está se tornando pesquisador, trata-se de uma revisão bibliográfica. Destaca o valor da biblioteca enquanto ambiente de prática educacional em que tem muito a contribuir para esse processo, pois é uma extensão da sala de aula. Pontua a responsabilidade dos profissionais da informação diante do advento tecnológico que se instaurou no ambiente educacional, tornando-se imprescindível ao bibliotecário se posicionar de modo que este usuário não perca o foco principal, que é a busca da pesquisa coerente e bem referenciada. Baseia-se teóricos da educação e da Biblioteconomia como Milanesi (2002), Freire (2012), Campello (2009) Fonseca (2007) Froebel (2001) Gadotti (1984) dentre outros. O texto faz uma ponte entre educação e ciência da informação com a inferência desses autores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angilene Santos Nascimento, Instituto Federal de Sergipe

Mestranda em Educação Profissional Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bibliotecária da Biblioteca de Pós-graduação do Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Luiz Carlos Pereira dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Sistema e Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional Tecnológica e do curso Técnico de Informática do IFS.

References

AH TON, Ah Tin; VALÉRIO, D.H. A formação dos usuários no meio universitário: uma revisão bibliográfica (1974-1978). In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, 10, Curitiba, 1979. Anais [...]. Curitiba: ABPr, p. 177-200, 1979.

BIDART ESCOBAR, Cláudia; GAMARRA CASTRO, Néstor; CORTELLEZZI, Paola Knuser. Formación de usuários en bibliotecas universitarias del Uruguai. Revista ACB, Santa Catarina, v. 10, n. 1, p. 145-157, jan./dez. 2005.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf. [online]. 2003, vol.32, n.3, pp.28-37. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Acesso em: 06 fev. 2019.

CANCHOTA, I. L.; GARCÍA, M. A. A. Curso de formación de usuarios para bibliotecas universitárias. Disponível em: http://www.uag.mx/eci/formaciondeusuarios.pdf Acesso em: 06 fev. 2019.

CARVALHO, Fernanda Cordeiro de. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. 145 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008.

CÓRDOBA GONZÁLEZ, Soray. La formación de usuarios con metodos participativos para estudiantes universitários. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 27, n. 1, p. 61-65, 1998

DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EDUFSCAR, 2004. (Série Apontamentos).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 2012.

FÉLIX, Andreza Ferreira. Práticas educativas em bibliotecas escolares: a perspectiva da cultura escolar – uma análise de múltiplos casos na RME-BH. 124 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2014.

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

FROEBEL, Friedrich W. A. A educação do homem. Tradução de: Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.

GADOTTI, Moacyr. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1984.

GOMES, Marcos Aurélio. Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

IFLA. Manifesto Ifla/Unesco Para Biblioteca Escolar. 2002. .

KUHTLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca escolar: um programa de atividades para o ensino fundamental. São Paulo: Autêntica, 2006.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 1a Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05 jul. 1944.

MELLO, R. F. et al. Educação do usuário à distância. Transinformação, v. 11, n. 3, p. 287291, 1999. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/310 Acesso em: 09 fev. 2019. . MILANESI, Luis. Biblioteca. Cotia: Ateliê editorial, 2002.

NARANJO VÉLEZ, Edilma. Formación de usuarios de la información y procesos formativos: hacia una conceptuación Investigación Bibliotecológica. México, v. 19, n. 38, jan./jun. 2005.

PORTUGAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Aprender com a biblioteca escolar: Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico. Lisboa: MEC, 2012.

SANTIAGO, Sandra Maria Neri; AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de. Educação de usuários: um estudo junto ao sistema integrado de bibliotecas da UFPE. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 2, p. 246-268, 2012. http://www.libdigi.unicamp.br/document/?down=1121 Acesso em: 06 fev. 2019.

SOUTO, Leonardo Fernandes. O leitor universitário e sua formação quanto ao uso de recursos informacionais. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciências de La Información, Lima, v. 5, n. 17, p. 1 6-24, Gen./mar. 2004.

TEIXEIRA, Cristiane da Cunha. A cultura organizacional e informacional em ambiente técnico-acadêmico. Dissertação. (Dissertação em Ciência da Informação). UFF, Rio de Janeiro, 2015.

TARAPANOFF, Kira. O profissional da informação em áreas de ciência e tecnologia no Brasil: características e tendências. Ciência da Informação, Brasília, v.18, n.2, p.103-119, jul./dez. 1989. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/303/303. Acesso em: 06 fev 2018.

Published

2023-11-25

How to Cite

NASCIMENTO, A. S.; SANTOS, L. C. P. dos. A importância da educação de usuários nas bibliotecas. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 24–35, 2023. DOI: 10.9771/rfd.v2i0.57497. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57497. Acesso em: 23 nov. 2024.