Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

NORMAS EDITORIAIS

 A Revista Fontes Documentais utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);

Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);

Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);

Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

 

Visando orientar autores e colaboradores a Revista Fontes Documentais elaborou especificamente normas para submissão dos trabalhos cientifico-acadêmicos.

 ***ARTIGOS***

Configuração da página: formato A4; orientação retrato (em todo o trabalho); margens: superior e esquerdo 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm; cabeçalho e rodapé 1,5 cm;

Formatação: O trabalho deverá estar no editor de texto Microsoft Word 7.0, ou versão mais atualizada. Deverá estar na fonte Times New Roman; tamanho 12, justificado; recuo inicial de parágrafo 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5; sem espaço entre os parágrafos; sem paginação;

Estrutura do Trabalho: Título do trabalho: todo em maiúsculo, negrito, centralizado, tamanho 12. Deve ser breve, suficiente específico e descritivo, vindo acompanhado de tradução para o inglês. Autores: centralizados, tamanho 12, espaçamento simples; abaixo do nome colocar informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), grupo de pesquisa que participa, bem como endereço postal do(s) autor(es) e o(s) correio(s) eletrônico(s);

Textos e Ilustrações: Apresentar o texto em um único arquivo com ilustrações (figuras, fotografias, desenhos, gráficos, mapas, quadros, tabelas etc.), centralizados na página e inseridas em seus devidos lugares (conferir normas ABNT). Todas as ilustrações apresentadas no texto deverão ser gravadas também numa “pasta” em separado, no formato.JPG, devendo estar em resolução mínima de 300 dpi. Os mesmos deverão conter identificação de sequência conforme a ordem do texto;

Quadros e tabelas: deverão ser acompanhados de identificação na parte superior e fonte consultada abaixo, sendo transcritas em fonte tamanho 11 e devem permitir a compreensão do significado dos dados reunidos. Tanto os quadros como as tabelas deverão ter numeração independente e sequencial;

Resumo: dois espaços abaixo dos nomes dos autores com espaçamento simples e em língua portuguesa com no máximo 10 (dez) linhas, acompanhado de versão em uma língua estrangeira (abstract, para inglês ou resumen, para espanhol).

NOTA: Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. Não utilizar tradutor automático.

Palavras-chave: Entre três e cinco termos, devendo representar o conteúdo do texto, em português e língua estrangeira escolhida (keywords, para inglês ou palabras clave, para espanhol);

Citações: com mais de 3 (três) linhas devem ser destacas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, justificado, espaçamento simples, mesma fonte, tamanho menor que a do texto utilizado e sem aspas, sem parágrafo e sem itálico. (ver normas ABNT);

Notas de rodapé: devem ser apresentadas em ordem crescente e em algarismos arábicos em chamadas na mesma página, com fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado;

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo;

Referências: as referências, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas em ordem alfabética de autor/título, ao final, do artigo.

 

***RESUMO EXPANDIDO***

 Possuir de 6 (seis) mil a 9 (nove) mil caracteres, ou seja até 3 (três) páginas;

Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita com 2 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo;

Não serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário descrever por extenso);

Para facilitar o processo de submissão, o texto deverá ser previamente digitado em word, contendo:

  1. Título e referência do título (Essas informações não devem constar no corpo do resumo) Exemplos de referência: Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento XXX, pertencente ao Grupo de Pesquisa yyy;  Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em XXXXX; –Projeto de Extensão; – Projeto de Iniciação Científica;
  2. Autores e referência de cada autor (Não devem constar no corpo do resumo). Serão aceitos no máximo 4 (quatro) Exemplos de identificação do(s) autor(es): – Professor Doutor do Departamento de Museologia da UFBA, Orientador, usuario@provedor.com.br; – Aluno do Curso de Mestrado em Educação Profissional do IFS, bolsista CAPES, usuario@provedor.com.br; – Aluno do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação da UFS, bolsista PIBEX/UFS, usuario@provedor.com.br;

Corpo do Resumo não deverá constar o título e referência do título, assim como também os autores e referências de cada autor; aqui, somente o resumo, assim dividido:

 Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura;

Metodologia – deve ser concisa e objetiva, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo;

Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;

Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido;

Palavras-chaves – inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”;

Agradecimentos – Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores;

Referências bibliográficas – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

***ENTREVISTAS***

 A parte inicial da entrevista deve conter uma apresentação breve do entrevistado e as razões que levaram o entrevistador a entrevistá-lo sobre o tema em pauta. O entrevistador deve também situar seu lugar de fala e interesse sobre o assunto; 

Para sondagem de interesse sobre temas e entrevistados prospectivos, o entrevistador pode entrar em contato com o Conselho Editorial; 

As entrevistas devem ter de duas a três mil palavras;

As imagens deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;

Devem ser inseridas no encaminhamento do texto ou vídeo da entrevista de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

 

CADASTRO NO ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da Revista Fontes Documentais  tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. 

Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). 

ARTIGOS

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