Influência das instruções aos autores e normas de publicação nas estratégias linguístico-discursivas utilizadas na produção do género textual caso clínico na era digital
Palavras-chave:
Informação e Saúde, Estratégias linguísticas, Produção Científica., Produção do gênero textual caso clínicoResumo
Um dos géneros textuais mais antigos da literatura médica mundial é o caso clínico, com algumas das primeiras referências datadas de 1600 a.C. A sua evolução é percetível, embora não seja acentuada do ponto de vista diacrónico, tendo sido alvo, inclusive, de um período de diminuição da sua produção na segunda metade do século XX, aquando da instituição do método quantitativo defendido pela investigação biomédica. No entanto, o seu valor pedagógico na formação de novos médicos e na prática clínica fez com que a comunidade médica contestasse a sua não aceitação em revistas médicas e, a partir dos anos 90, o género foi retomado, tendo lugar lançamentos como o da secção Case Reports da revista científica Lancet .
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Milaydis Sosa-Napolskij, Rui Alberto Amaral Mendes, Viviane Maia da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.