Responsabilidade civil nas cirurgias robóticas

Autores

  • Mariana Basto Matos Universidade do Porto

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Responsabilidade civil, Cirúrgia robótica, Plataformas digitais

Resumo

Este paper tem como intuito abordar a cirurgia robótica, debatendo as vantagens da sua aplicação no âmbito dos cuidados de saúde. Com o recurso cada vez mais intenso à Inteligência Artificial (IA), as cirurgias robóticas são uma realidade em diversos países e o seu uso é cada vez mais frequente. Todavia, levanta-se a questão de saber sobre quem recai a responsabilidade civil no caso de o paciente sofrer um dano. Baseado no levantamento do estado da arte sobre as cirurgias robóticas praticadas, incluindo a literatura disponível na base de dados da PubMed, o paper procede a uma análise da responsabilidade civil aplicável, na eventualidade do paciente sofrer um dano no decurso da cirurgia num hospital público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Basto Matos, Universidade do Porto

Doutoranda pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Direito das empresas e Negócios pela Escola de Direito da Universidade Católica do Porto. Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

MATOS, M. B. Responsabilidade civil nas cirurgias robóticas. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 76–77, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60134. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA II - Inteligência Artifical na Medicina