Visualização da informação na área da saúde:

pandemias e uso de infográficos na organização da informação

Autores

Palavras-chave:

Organização da informação, Informação e Saúde, Pandemia, Infográficos

Resumo

A sociedade e a cultura humana são moldadas através de fenômenos como surtos das doenças infecciosas. Com elevada taxa de mortalidade, os surtos determinam resultados de guerras, dizimam populações e sociedades, mas permitem inovações e avanços em diversos campos como medicina, saúde pública, economia e política. Tradicionalmente denominado de praga, a cada novo surto pandêmico, recebe o conhecimento do tratamento anterior estabelecido pela comunidade envolvida com a saúde pública e molda os princípios básicos das ciências de saúde moderna. O trabalho tem como objetivo analisar a incidência das principais pandemias documentadas que assolam a humanidade do século II até os dias atuais, apresentar as medidas de caráter médico-social e, sempre que possível, o infográfico contendo resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo - USP

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Tecnologia Nuclear pela USP e em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid.

Helio Ohmaye, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

PALETTA, F. C.; OHMAYE, H. Visualização da informação na área da saúde: : pandemias e uso de infográficos na organização da informação. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 45–46, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60044. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde