Elucidário.art:

modelo conceitual de organização da informação e governança da informação em um Collection Management System (CMS)

Autores

Palavras-chave:

Collection Management System, Representação da informação, Organização da informação, Cultura, Informação museológica

Resumo

O aplicativo Elucidário.art, lançado em versão beta em 2019, foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar para consulta online a coleção da Casa Museu Ema Klabin, formada por mais de 1700 objetos de artes visuais e artes decorativas que compreendem um arco de 35 séculos de história da arte. Com foco na usabilidade do usuário final e centrado em questões relacionadas ao design digital como User Interface (UI) e User Experience (UX), a versão atual do aplicativo possui inúmeros desafios que precisam ser superados para que o mesmo, possa ser utilizado de fato como um Collection Management System (CMS). O presente trabalho tem como objetivo definir um modelo conceitual da organização da informação no sistema e propor um modelo para governança desta Informação no sistema. O modelo conceitual, baseado no DCC Curation Lifecycle Model (DCC-CLM), o qual consiste em um modelo de ciclo de vida da informação genérico, é apresentado em Unified Modeling Language (UML) e tabelas para melhor visualização das propriedades e relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Godinho Lopes Costa, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Casa Museu Ema Klabin.

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Professor e Pesquisador da USP.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

COSTA, H. G. L.; PALETTA, F. C. Elucidário.art:: modelo conceitual de organização da informação e governança da informação em um Collection Management System (CMS). Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 100–, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58011. Acesso em: 3 jul. 2024.