A informação em saúde e o autocuidado:
a importância da valorização da saúde pelos indivíduos para os sistemas nacionais
Palavras-chave:
Informação e Saúde, Autocuidado, Sistemas de saúdeResumo
O objetivo desta comunicação é o de apresentar os resultados de um estudo que identificou os valores e crenças sobre saúde para a promoção e prevenção da saúde no âmbito dos sistemas nacionais. Os bancos de dados públicos, como o do IBGE/Brasil e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS, revelaram que no ano de 2012, 26,5% de todos os casos de câncer (114.497 casos) e 33,6% de todas as mortes por câncer no Brasil (63.371 mortes), poderiam ter sido evitadas com mudança do estilo de vida dos brasileiros (REZENDE et al, 2017, p.148). A partir destes percentuais, como os agentes públicos e privados podem contribuir para melhorar a saúde da população, garantindo a ela acesso democrático e efetividade ao cuidado? Nesta pesquisa, planejar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, é uma alternativa como mais satisfatória do ponto de vista social e econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Margarete Farias de Moraes, Dante Augusto Galeffi, Francisco José Aragão Pedroza Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.