Impacto do processo eletrônico na gestão arquivística e documental e no acesso à informação em uma autarquia federal brasileira

Autores

Palavras-chave:

Gestão arquivística, Gestão de documentos, Acesso à informação, Processo eletrônico

Resumo

O trabalho apresenta o impacto da utilização do processo eletrônico na atividade de gestão documental e informacional e no acesso à informação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Brasil, que tem entre as suas atribuições três funções: a preventiva em que analisa e decide sobre fusões, aquisições e incorporações entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência; a repressiva que investiga e julga cartéis e outras condutas nocivas; e a educativa com o objetivo de instruir a sociedade sobre condutas que podem prejudicar a livre concorrência. Até o ano de 2014, todos os documentos e processos eram produzidos e tramitados exclusivamente de forma física, em papel.

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Biografia do Autor

Déborah Lins e Nóbrega, Conselho Administrativo de Defesa Econômico - CADE

Mestranda em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília. Bibliotecária Documentalista do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Marina Costa de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em História Social pela Unesp. Servidora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

NÓBREGA, D. L. e; OLIVEIRA, M. C. de. Impacto do processo eletrônico na gestão arquivística e documental e no acesso à informação em uma autarquia federal brasileira . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 152–154, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58053. Acesso em: 3 jul. 2024.