Diálogos disciplinares e contribuições da arquivologia para a gestão de dados de pesquisa:

uma análise comparada entre Brasil e Espanha

Autores

Palavras-chave:

Ciência aberta, Dados abertos de pesquisa, Documento digital, Gestão de documentos

Resumo

As universidades cumprem papel central na formação de pesquisadores, docentes, e na produção da ciência. Ao lado de institutos e centros de pesquisa, geram os arquivos da atividade científica por meio dos métodos, protocolos, técnicas, documentos e dados sobre investigações em variadas áreas, sendo importantes para a preservação e difusão do conhecimento e da cultura científica. A função social da ciência e seu compromisso com a explicação da realidade ganha novos contornos com a chamada ‘Ciência Aberta’, movimento internacional que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. Na base desse movimento está a ideia de um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável. No centro desse processo, encontram-se, as instituições, os cientistas, seus arquivos e suas práticas, em diálogo com campos e tradições disciplinares e profissionais voltados a gestão de documentos e dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Elian dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de mestrado profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

María Manuela Moro Cabero, Universidade de Salamanca, Espanha

Doutora em Historia pela Universidade de Salamanca. Professora da Universidade de Salamanca e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SANTOS, P. R. E. dos; MORO CABERO, M. M. Diálogos disciplinares e contribuições da arquivologia para a gestão de dados de pesquisa:: uma análise comparada entre Brasil e Espanha . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 133–, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58046. Acesso em: 22 dez. 2024.