As plataformas Digitais de Arquivos municipais portugueses:

uma análise exploratória

Autores

Palavras-chave:

Arquivos municipais, Plataformas digitais, Transição digital, Abordagem centrada no utilizador

Resumo

Problemática: Os novos paradigmas da infocomunicação têm revolucionado a forma como a informação é criada e partilhada na sociedade em rede. No paradigma científico- tecnológico atual, o utilizador reforçou o seu papel de agente fulcral na circulação da informação. Qualquer estratégia de mediação deve contribuir para a satisfação das suas necessidades. Idealmente, a mediação da informação em Arquivo faz-se através de plataformas digitais, definidas como uma “base tecnológica concebida e usada humana e socialmente para que se produza, armazene, recupere, dissemine, comunique e transforme o fluxo informacional” (Passarelli et al, 2014, p. 116).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuno Francisco Machado, Universidade do Porto / Universidade de Aveiro

Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, programa conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro. Mestre em História e Património pela U. Porto. Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MACHADO, N. F. As plataformas Digitais de Arquivos municipais portugueses:: uma análise exploratória. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 117–119, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58040. Acesso em: 22 dez. 2024.