De arquivo pessoal a uma biblioteca e museu itinerante:

o caso do “Archivo Nómada”

Autores

  • Angelly Romina Arancibia Noriel  Archivo Nómada, Chile

Palavras-chave:

Arquivo pessoal, Acesso documental, Integração, Interdisciplinaridade

Resumo

Este resumo apresenta o caso do "Archivo Nómada", um subfundo histórico e cultural pertencente a um arquivo pessoal, criado em 2015 em Valparaíso, Chile, com o objetivo de gerar acesso documental democrático e itinerante a nível local e internacional. “Archivo Nómada” é constituído por várias colecções como revistas, fotografias, mapas, livros e objectos; além de documentos de autoria, como entrevistas, gravações e notas de campo; assim como também de ilustrações e pinturas relacionadas à história e cultura mundial. A iniciativa possui um método próprio de vínculo social com seus usuários, desenvolvido por meio de trabalho de campo, produzindo informações interessantes para investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelly Romina Arancibia Noriel,  Archivo Nómada, Chile

Bibliotecária, Licenciada em Ciências da Documentação pela Universidad de Playa Ancha (UPLA), Valparaíso, Chile. Criadorora do Arquivo Nômade.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

ARANCIBIA NORIEL, A. R. De arquivo pessoal a uma biblioteca e museu itinerante:: o caso do “Archivo Nómada”. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 71–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57999. Acesso em: 21 nov. 2024.