A produção de histórias autorais e as narrativas universais:
impressões sobre a leitura literária infantil na página do livro e na tela do computador
Palavras-chave:
Leitura literária, Literatura infantil, Literatura oral, Memória coletiva, NarrativaResumo
Ao dissertar sobre o tema da leitura literária direcionada ao público infantil aproprio-me de elementos da minha trajetória profissional, rememorando fragmentos da atividade acadêmica e da formação de leitores em bibliotecas, escolas e espaços comunitários. Para tanto, inspiro-me no método de produção do ensaio acadêmico que se baseia na contextualização da experiência pessoal e na articulação de referências produzidas por áreas do conhecimento científico e cotidiano. No decorrer da organização da escrita deste ensaio, coloco em análise a importância da produção das histórias autorais inéditas e da readaptação das narrativas universais que, ao longo dos séculos, constituíram contos de fadas, fábulas, mitos, lendas brasileiras folclóricas e capixabas atualmente recuperadas nas páginas dos livros em espaços presenciais e nas telas dos computadores que cada vez mais conectam crianças ao espaço virtual. Assim sendo, as obras literárias infantis, utilizadas por pais e responsáveis, educadores e bibliotecários e outros sujeitos que trabalham com a formação da competência leitora, contemplam as diferenças culturais e regionais em termos de publicação e disseminação dos gêneros literários no
Estado do Espírito Santo, no Brasil e no Mundo.
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