A produção de histórias autorais e as narrativas universais:

impressões sobre a leitura literária infantil na página do livro e na tela do computador

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura infantil, Literatura oral, Memória coletiva, Narrativa

Resumo

Ao dissertar sobre o tema da leitura literária direcionada ao público infantil aproprio-me de elementos da minha trajetória profissional, rememorando fragmentos da atividade acadêmica e da formação de leitores em bibliotecas, escolas e espaços comunitários. Para tanto, inspiro-me no método de produção do ensaio acadêmico que se baseia na contextualização da experiência pessoal e na articulação de referências produzidas por áreas do conhecimento científico e cotidiano. No decorrer da organização da escrita deste ensaio, coloco em análise a importância da produção das histórias autorais inéditas e da readaptação das narrativas universais que, ao longo dos séculos, constituíram contos de fadas, fábulas, mitos, lendas brasileiras folclóricas e capixabas atualmente recuperadas nas páginas dos livros em espaços presenciais e nas telas dos computadores que cada vez mais conectam crianças ao espaço virtual. Assim sendo, as obras literárias infantis, utilizadas por pais e responsáveis, educadores e bibliotecários e outros sujeitos que trabalham com a formação da competência leitora, contemplam as diferenças culturais e regionais em termos de publicação e disseminação dos gêneros literários no
Estado do Espírito Santo, no Brasil e no Mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nadja Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela UFES. E-mail: meri.gerlin@ufes.br

Referências

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BIANCARDI, A. M. R. et al. Biblioteca escolar: ressignificando o espaço físico numa perspectiva técnico-pedagógica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. 19., 2020, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: FEBAB, 2000. 1 CD-ROM.

BORTOLIN, Sueli; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação oral literária: algumas palavras. In: VALENTIM, Marta (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 85-102

CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. Entreletras, Araguaína, v. 6, n. 1, p. 6-21, jan./jun. 2015.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil. São Paulo: Global, 2015.

CIDADE Invisível. Direção: Carlos Saldanha. Elenco: Alessandra Negrini; Fábio Lago; José Dmont; Jéssica Córes; Marco Pigossi; Wesley Gimarães. Brasil: Netflix, 2021.

CORADINE, Márcia; GERLIN, Meri Nadia Marques. Pássaro de fogo: lendas, contos e cantos. Vitória, ES: GSA, 2007.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2010.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Biblioterapia e literatura oral: Leituras terapêuticas em espaços de informação, educação e cultura. Biblionline (JOÃO PESSOA), v. 15, p. 2-10, 2019.

GERLIN, Meri Nadia Marques. A informação contida nas lendas capixabas: o trabalho com a competência leitora tendo como aporte a oralidade da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). In: Cláudio Duque. (Org.). Ciência da informação estudos e práticas. Brasília: Centro Editorial, 2015. p. 7-28.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Leitura literária e infância: da página do livro à tela do computador. Dias Ímpares: suplemento literário do Centro Cultural Sesc Glória, Espírito Santo, p. 08-12, 12 mar. 2021.

GERLIN. Meri Nadia Marques. No labirinto da memória. In: Coleção Letrinha II. Vitória, ES: Editora Jordem, 2020a. p. 71-75.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Pedra do Diabo. In: CORADINE, M.; GERLIN, M. N. M. Pássaro de fogo: lendas, contos e cantos. Vitória, ES: GSA, 2007a.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Produção da competência leitora em espaços tempos de informação, educação e cultura. In: Seminário Hispano Brasileño: Investigación em información, documentación y sociedad, 6., 2017, Aracujú/SE. Anais... Investigación em información, documentación y sociedad. Aracaju: UNIT-SE, 2017. v. 1. p. 1-16.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Promessa para Santo Antônio em noite de Festa de São João. In: BORGES, C. (Org.). Antologia 42 Anos de Neutrovismo: 1980-2022. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2022. p. 127-129

GERLIN, Meri Nadia Marques. Raposa, cegonha e sopa. In: CORADINE, M.; GERLIN, M. N. M. Pássaro de fogo: lendas, contos e cantos. Vitória, ES: GSA, 2007b.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. 210 p. (Coleção No balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 1).

GERLIN, Meri Nadia Marques. Ressurreição. In: Poetas e escritores brasileiros: antologia. Vitória, ES: Editora Canela Verde / ACLAPTCTP, 2020b. p. 221.

HUECK, Karin. O lado sombrio dos contos de fadas. São Paulo: Abril, 2016. 292 p.

NOVAES, Maria Stella de. Lendas capixabas. São Paulo: FTD, 1968.

ONCE Upon a Time. Roteiro: Adam Horowitz; Edward Kitsis. Atores: Jamie Dornan; Ginniger Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Pmilla, Jared Gilmore. EUA: ABC Estúdios, 2011

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

GERLIN, M. N. M. A produção de histórias autorais e as narrativas universais:: impressões sobre a leitura literária infantil na página do livro e na tela do computador. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 193–206, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57978. Acesso em: 5 nov. 2024.