A biblioteca popular como espaço de resistência e de criação de memórias locais, individuais e coletivas

Autores

Palavras-chave:

Identidade, Biblioteca e Educação Permanente, Memória coletiva, Biblioteca pública, Memória cultural

Resumo

No ano de 2021 comemorou-se o centenário de Paulo Freire e no ano atual, 2022, completa-se quarenta  anos  da  participação  do  educador  no  XI  Congresso  Brasileiro  de Biblioteconomia  e Documentação. Freire, em sua fala, Alfabetização de adultos e bibliotecas populares, destacou a importância de uma compreensão crítica da biblioteca, nessa perspectiva, além de um espaço de leitura de palavras a biblioteca seria um local de leitura e expressão da realidade de seus usuários. A biblioteca seria assim, um equipamento ou um espaço de resistência cultural e de fomento à  criação  de  uma  memória  local,  individual  e  coletiva,  a  partir  dos  relatos  de  seus  usuários, da  criação  de  publicaçõesfundamentadas  em  histórias  orais  de  antigos  moradores  locais,  de entrevistas com artesãos e artistas quefazem parte da comunidade das bibliotecas. Tendo como local de análise o Estado do Rio de Janeiro, poucas cidades estimulam a criação e a valorização de bibliotecas populares, no caso da capital, muitas dessas bibliotecas foram denominadas como bibliotecas escolares. Um município que se caracteriza como uma exceção dessa normalidade é a cidade de Niterói, que desde 2013 possui um sistema de bibliotecas populares, o presente

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayo de Araújo Silva Côrbo, Arquivo Nacional do Brasil

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/UFRJ. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: dayocorbo@gmail.com

Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Colégio Pedro II

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/UFRJ. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária do Colégio D. Pedro II. E-mail: prysab@gmail.com

Referências

GRAEL, Axel. Temos o compromisso de incentivo à leitura e à cultura em geral. Biblioo, 12 nov. 2020. Disponível em: <https://biblioo.info/axel-grael-temos-o-compromisso-de-incentivo-a-leitura-e-a-cultura-em-geral>. Acesso em: 15 jul. 2022.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 11., 1982, João Pessoa, PB. Anais[...] do XI. João Pessoa, PB: APBP, 1982. v. 1.

CORBO, Priscila de Assunção Barreto. Bibliotecas Públicas como lugares de memória e como redes de transformação. In: Informação e Memória: perspectivas em movimento. Ricardo Medeiros Pimenta; Leyde Klebia Rodrigues da Silva; Thayron Rodrigues Rangel (Org.). Rio de Janeiro: IBICT, 2021.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

FERNANDES, Amaury. Livro, objeto de memória. In: A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. p. 249-262.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. A educação de adultos e bibliotecas populares: considerações preliminares. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. João Pessoa-PB: APBP, 1982. v. 2, p. 93-109.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

KOONTZ, B.; GUBBIN, G. (Orgs.). Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas. Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 6. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2012.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História. v. 10, 1993.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

CÔRBO, D. de A. S.; CÔRBO, P. de A. B. A biblioteca popular como espaço de resistência e de criação de memórias locais, individuais e coletivas. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 25–38, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57945. Acesso em: 5 nov. 2024.