Fundamentos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial:

conexões com a Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Big data, Análise de dados, Formação profissional, Data mining, Inteligência Artificial

Resumo

No paradigma multi, inter e transdisciplinar da Ciência da Informação torna-se fundamental estabelecer caminhos inovadores que possibilitem o avanço do conhecimento científico. A gestão da informação na era digital depende cada vez mais de ferramentas de análise com foco em transformar a informação em conhecimento e este em inteligência estratégica para tomada de decisão. O uso de Inteligência Artificial apresenta-se como ferramenta tecnológica em auxiliar a gestão e ser capaz de permitir as organizações competirem em um cenário de transformação digital. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é estabelecer conexões entre a Ciência de Dados e Ciência da Informação que possibilitem inovações nos programas de informação do profissional Bibliotecário, Arquivista e Museólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paleta, Universidade de São Paulo - USP

Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Informação e Cultura. Doutor em Tecnologia Nuclear pela USP. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

PALETA, F. C. Fundamentos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial:: conexões com a Ciência da Informação . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 24–25, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57932. Acesso em: 15 jan. 2025.