Da inter à transdiciplinaridade:

uma proposta de formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos

Autores

Palavras-chave:

Formação de competências, Orientações curriculares de educação, Programa educacional de graduação, Pós-graduação - Programa educacional

Resumo

O presente estudo, sob a forma de ensaio procura responder à questão apresentada em título: Da inter à transdisciplinaridade: Que formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos? Toma-se o ensaio como método, reconhecendo-se o eu discursivo que emerge provocado pelo caminho, que procura apresentar um pensamento com um valor de demonstração, aproximando-se da fenomenologia do ensaio. Parte-se da necessária definição prévia da ciência da informação, na perspetiva integradora das disciplinas aplicadas da arquivística, da biblioteconomia e da museologia, para, a partir de uma breve análise, examinar as possibilidades de oferta de uma formação integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Guardado da Silva, Universidade de Lisboa

Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutor em História Medieval pela Universidade de Lisboa, e Agregado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra. Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão. Sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SILVA, C. G. da. Da inter à transdiciplinaridade:: uma proposta de formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 20–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57930. Acesso em: 22 dez. 2024.