Dimensões culturais aplicadas ao design da informação de ambientes digitais e-saúde

Autores

Palavras-chave:

Informação e Tecnologia;, Design da Informação;, Design Contextual, E-Saúde, Comunicação em Saúde

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar os aspectos de Design da Informação que devem ser considerados no projeto e na concepção de ambientes informacionais digitais e-Saúde. A pesquisa é qualitativa, a partir de levantamentosbibliográficos em bases e periódicos da Ciência da Informação e do Design da Informação. São apresentadas as contribuições das Dimensões Culturais de Hofstede; ademais, conclui-se que é essencial considerar o contexto social das comunidades a quem os produtos de comunicação em saúde são destinados, além de realizar um amplo estudo das características socioculturais dessas comunidades nos processos de Design da Informação desses ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Alpi Landim, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

Maria José Vicentini Jorente

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Unesp). 

Referências

BAUR, R. Diseño global y diseño contextual. In: FERNÁNDEZ, S.; BONSIEPE, G., Historia del Diseño en América Latina y el Caribe, p. 232-237, 2008.

CORCORAN, N. Comunicação em Saúde: estratégias para promoção de saúde. São Paulo: Roca, 2010.

EYSENBACH, G. What is e-health? J Med Internet Res, 3, e20, 2001.FERGUSON, T.; FRYDMAN, G. The first generation of e-patients. BMJ, [s. l.], v. 328, n. 7449, p. 1148–1149, 2004.

FRASCARA, J. Communication Design–principles, methods and practice. New York: Allworth Press, 2004. 207 p.

HOFSTEDE, G. Culture's Consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations 2nd ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2001.

KIM, H.; XIE, B. Health literacy in the eHealth era: A systematic review of the literature. Patient Education and Counseling, v. 100, n. 6, p. 1073–1082, jun. 2017.

MACKERT, Michael et al. Designing e-health interventions for low-health-literate culturally diverse parents: addressing the obesity epidemic. Telemedicine and e-Health, v. 15, n. 7, p. 672-677, 2009.

MARCUS, A. GOULD, E.W. Cultural Dimensions and Global Web Design: What? So What? Now What? 2001. Aaron Marcus and Associates, Inc.

MARCUS, A. Cross-cultural user-experience design, including Asia. In: SIGGRAPH Asia 2015 Courses. ACM, 2015. p. 8.

MARCUS, A. Cross-cultural hci/user-experience design: what are the differences and similarities of user preferences and expectations, including china? HCI International 2019. Disponível em: http://2019.hci.international/t04. Acesso em: 20 jul. 2019.

MEPPELINK, C. S. Designing digital health information in a health literacy context. 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

LANDIM, L. A.; JORENTE, M. J. V. Dimensões culturais aplicadas ao design da informação de ambientes digitais e-saúde. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 395–402, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES: Comunicação, informação em rede e humanização: novas perspectivas