Informação sobre a COVID-19 em comunidades periféricas:

um projeto do programa carro biblioteca da UFMG

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica, Comunidades Periféricas, Covid-19, Informação e Saúde

Resumo

O artigo descreve o Projeto COVID-19/Carro Biblioteca e analisa como os conteúdos científicos informacionais sobre a pandemia e suas consequências foram elaborados, quais foram os processos de mediação estabelecidos com as comunidades destinatárias e qual a avaliação das lideranças comunitárias sobre o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Guiomar da Cunha Frota, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente  da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (Sociedade Brasileira de Instrução). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  

Marina Cajaíba da Silva Horta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Luiz dos Reis Lima e Silva, Noar Digital

Diretor de cena e fotografia em cinema e vídeo pela Noar Digital. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Belo Horizonte. 

Luana Letícia Dornelas Bozi, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referências

DUMONT, Lígia Maria Moreira. A extensão através do carro-biblioteca. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 2 p. 182-191, jul./dez. 1995.

MOURA, Maria Aparecida. Construção social da Cidadania científica. In: MOURA, Maria Aparecida. (org.) Educação científica e cidadania. Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012.

MARTINS, Ana Amélia Lage. Mediação: reflexões no campo da Ciência da Informação: il., enc. Orientadora: Alcenir Soares dos Reis. Dissertação (mestrado) –Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. 2010. 253 p.

OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; DUMONT, Lígia Maria Moreira; GOMES, Gracielle Mendonça Rodrigues. O Programa Carro-Biblioteca: frente de leitura nos 65 anos da Escola de Ciência Da Informação da Universidade Federal De Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 20, p. 1-10, dez. 2015. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2659/1695. Acesso em: 23 maio 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

FROTA, M. G. da C.; HORTA, M. C. da S.; SILVA, R. L. dos R. L. e; BOZI, L. L. D. Informação sobre a COVID-19 em comunidades periféricas:: um projeto do programa carro biblioteca da UFMG. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 239–245, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57815. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES: Informação e desinformação: Impactos na vida humana e ecos sociais