Sources for the history of secondary education:

the class reports of the “history subjects” at the Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968)

Autores

Palavras-chave:

Fontes documentais, Diários de classe, Ensino secundário, Ginásio Estadual de Itabaiana, História da Educação - Sergipe, História das disciplinas escolares, Secondary education, Class reports, History of school subjects

Resumo

Analisar os diários de classe como fonte para a história do ensino secundário, mais precisamente, para a História das “disciplinas de História”, a saber: História do Brasil, da América e Geral, do Ginásio Estadual de Itabaiana, no recorte temporal de 1951 a 1968 é o objetivo do presente artigo. Para atingir tal fim, em um primeiro momento, apresentamos uma breve discussão sobre a história das disciplinas escolares. Em seguida, tratamos de aspectos da História do ensino secundário em Sergipe e do Ginásio Estadual de Itabaiana, posteriormente,  apresentamos elementos da materialidade dos diários de classe localizados no Arquivo Escolar do atual Colégio Estadual Murilo Braga, além de algumas problematizações para o trabalho com tais fontes nos estudos da história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando em Educação (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre História do Ensino Superior – Grephes; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (ICI/UFBA); Coordenador do Repositório Institucional do IFS.

Ana Márcia Barbosa dos Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFS. Doutora e Mestra em Educação e Licenciada em Letras-Português pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7697-4763.

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS). Líder do Grupo de Pesquisa Relicário (DED/UFS) e membro do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/UFPel). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9818-9977.

Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação e Pedagogia pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7217-3187.

Simone Paixão Rodrigues, Faculdade São Luís de França - FSLF

Docente da Faculdade São Luís de França. Atua no Arquivo Público do Estado de Sergipe / Secretaria de Estado da Educação - APES / SEDUC. Doutora e Mestra em Educação pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA). Orcid: https: //orcid.org/0000-0003-4640-1865.

Referências

ALVES, Eva Maria Siqueira et al. A profissão docente secundarista em Sergipe: desdobramentos da Lei Orgânica do Ensino secundário (1942-1961). In: CASTRO, César Augusto (org.). Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas. São Luís: EDUFMA, 2019.

ALVES, Eva Maria Siqueira et al. Ensino Secundário em Sergipe (1942-1961). Relatório Final de Pesquisa. Aracaju, 2020.

ALVES JÚNIOR et al. História do ensino de História: desafios para uma nova escrita de síntese. Revista História Hoje. v. 10, n. 19, p. 294-312, 2021

ALVES, Nilda. Diário de classe, espaço de diversidade. In: MIGNOT, Ana Cristina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos (orgs.). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Cultura Memória e Currículo; v. 3).

BRASIL. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Diário Oficial da União - Seção 1 - 24/4/1942, Página 6717.

BRASIL. Lei nº 1.359, de 25 de abril de 1951. Modifica a seriação de disciplinas do curso secundário estabelecida no Decreto-lei nº 4.244, de 1942. Diário Oficial da União - Seção 1 - 28/4/1951, Página 6593.

CHERVEL, Andre. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

COSTA, Rosemeire Marcedo. Fé, civilidade e ilustração: as memórias de ex-alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1903-1973). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2003.

COSTA, Silvana Santana. Histórias contadas e vividas: memórias da escola normal rural Murilo Braga de Itabaiana (1950-1972). 2016. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2016.

FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História e ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GOODSON, Ivor. La construcción social del curriculum: possibilidade y âmbitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación, v. 295, n. 1, p. 7-37, 1991.

GRAÇA, Tereza Cristina Cerqueira da. Pés de anjo e letreiros de neon: ginasianos na Aracaju dos anos dourados. São Cristóvão: Editora da UFS, 2002.

LIMA, José Rivadálvio. Cinquentenário do Colégio Estadual “Murilo Braga”. Aracaju: J. Andrade Ltda, 2002.

MIRANDA, Bruna Camila Both. A CADES e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

RIBEIRO JUNIOR, H. C; MARTINS, M. C. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos. Reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 18, p. 1-26, 2018.

MENEZES, Jaci Maria Ferraz de; PESSANHA, Eurize Caldas. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 59, p. 12-15, out. 2020.

MIGUEL, Aline da Conceição. Escola Normal Rural Murilo Braga: formando professores para a área rural? (1949-1969). 2011. 76 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 17-62.

OLIVEIRA, Paloma Rezende; COSTA, Nailda Mariho. As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II. Revista História em Reflexão, v. 14, p. 321-344, 2020.

PEREIRA, Soleide dos Santos. Memórias da juventude estudantil do Colégio Estadual Murilo Braga em Itabaiana/SE: 1977-1984. 2002. 90 f. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Qualificação Docente II, Departamento de História, Itabaiana, 2002.

PESSANHA, Eurize Caldas. Ensino secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961). Projeto de Pesquisa - Universidade Federal da Grande, Dourados, 2017.

PESSANHA, Eurize Caldas; ASSIS, Wanderlice da Silva; SILVA, Stela Sanches Oliveira. História do Ensino Secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 2, p. 311-330, maio/ago. 2017

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos; MARTINS, Maria do Carmo. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira de História da Educação, v. 18, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42978 Acesso em: 2 jun. 2021.

RODRIGUES, Simone Paixão. Por uma educação católica: um estudo sobre a disciplina religião no Ginásio Santa Teresinha (1947 – 1968). 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.

SANTOS, Betisabel Vilar de Jesus. Luzes e blecautes em cidades adormecidas – a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos no cenário educacional sergipano. São Cristóvão/SE: Editora da UFS; Aracaju/SE: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003.

SANTOS, Isabel de Carvalho. Colégio Estadual Murilo Braga, Itabaiana-SE (1949-1999): uma contribuição à sua história. 2002. 137 f. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Sergipe, Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Qualificação Docente II, Itabaiana, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação: RHE., Porto Alegre, v. 16. n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2012.

SILVA, Wênia Mendonça. Um olhar sobre o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense: sua configuração, objetivos e práticas como fonte para a história da educação em Sergipe (2005-2016). 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

SOUZA, Teresa Cristina (org.). Ecos do Murilo. Aracaju, Infographics, 2019.

VIANA, Diogo Henrique. Ensino de história da América: currículo e livros didáticos na década de 1950. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

VIÑAO, Antonio. História das Disciplinas Escolares. Revista Brasileira de História da Educação, [S.l], n. 18, p. 174-216, 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. G.; SANTANA, A. M. B. dos S.; OLIVEIRA, R. T. de M.; COSTA, R. M.; RODRIGUES, S. P. Sources for the history of secondary education:: the class reports of the “history subjects” at the Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 56–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57798. Acesso em: 24 nov. 2024.