Sources for the history of secondary education:

the class reports of the “history subjects” at the Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968)

Autores

Palavras-chave:

Fontes documentais, Diários de classe, Ensino secundário, Ginásio Estadual de Itabaiana, História da Educação - Sergipe, História das disciplinas escolares, Secondary education, Class reports, History of school subjects

Resumo

Analisar os diários de classe como fonte para a história do ensino secundário, mais precisamente, para a História das “disciplinas de História”, a saber: História do Brasil, da América e Geral, do Ginásio Estadual de Itabaiana, no recorte temporal de 1951 a 1968 é o objetivo do presente artigo. Para atingir tal fim, em um primeiro momento, apresentamos uma breve discussão sobre a história das disciplinas escolares. Em seguida, tratamos de aspectos da História do ensino secundário em Sergipe e do Ginásio Estadual de Itabaiana, posteriormente,  apresentamos elementos da materialidade dos diários de classe localizados no Arquivo Escolar do atual Colégio Estadual Murilo Braga, além de algumas problematizações para o trabalho com tais fontes nos estudos da história da educação.

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Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando em Educação (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre História do Ensino Superior – Grephes; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (ICI/UFBA); Coordenador do Repositório Institucional do IFS.

Ana Márcia Barbosa dos Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFS. Doutora e Mestra em Educação e Licenciada em Letras-Português pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7697-4763.

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS). Líder do Grupo de Pesquisa Relicário (DED/UFS) e membro do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/UFPel). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9818-9977.

Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação e Pedagogia pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7217-3187.

Simone Paixão Rodrigues, Faculdade São Luís de França - FSLF

Docente da Faculdade São Luís de França. Atua no Arquivo Público do Estado de Sergipe / Secretaria de Estado da Educação - APES / SEDUC. Doutora e Mestra em Educação pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA). Orcid: https: //orcid.org/0000-0003-4640-1865.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. G.; SANTANA, A. M. B. dos S.; OLIVEIRA, R. T. de M.; COSTA, R. M.; RODRIGUES, S. P. Sources for the history of secondary education:: the class reports of the “history subjects” at the Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 56–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57798. Acesso em: 3 jul. 2024.