O bibliotecário e a Agenda 2030:
informação em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Competência profissional, Desinformação, PandemiaResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o papel social e as competências do bibliotecário no combate à desinformação em tempos pandêmicos, alinhado as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentávelprevisto na Agenda 2030. Metodologicamente, este estudo se utilizou de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo para fundamentar e elucidar as bases teóricas, asanálises e organização das informações sobre as plataformas e repositórios temáticos/institucionais sobre Covid-19 no Brasil, entre março e julho de 2020. Os resultados apontam que 12 deles impulsionam a disseminação e compartilhamento da informação científica e acadêmica gratuita em nível local, nacional e global sobre Covid-19.
Downloads
Referências
BARROS, Lucivaldo Vasconcelos.Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 2923-2940, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/860. Acesso em: 10 jun. 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo:a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida:uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CASTRO, César Augusto de. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 142-156, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/90960. Acesso em: 16 jun. 2020.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Ameaça ou oportunidade? o futuro dos serviços de biblioteca a luz das inovações tecnológicas. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 7-27, jan./jun. 1994. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/76637. Acesso em: 20 jun. 2020.
MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização e letramento).
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.PNUD. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/. Acesso em: 10 jun. 2020.
SOUTO, Sônia Miranda de Oliveira. O profissional da informação frente às tecnologias do novo milênio e às exigências do mundo do trabalho. Salvador: Cinform, 2003.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: SENAC/SP, 2003. In.ZARIFIAN, Philippe.Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.