Mural digital NAPP-FMB-UFBA:
atuação dos estudantes bolsistas antes e durante a pandemia
Palavras-chave:
Pandemia, Saúde do estudante, Meios Digitais, Coronavírus, Covid-19, Informação e SaúdeResumo
O Projeto Mural Digital é uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina (NAPP-FMB-UFBA). Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência dos estudantes bolsistas na implementação do projeto Mural Digital como açãode prevenção e promoção da saúde, desenvolvida pelo Núcleo. A análise possibilitou perceber como o trabalho desenvolvido pelos bolsistas tem gerado uma maior aproximação entre o NAPP-FMB-UFBA e os estudantes de Medicina e demostrou, também, um crescimentonaadesão à proposta do Mural, consolidando-o como importante recurso para o desenvolvimento do trabalho do Núcleo, em particular nesse períodode distanciamento social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. et al. Common mental disorders among medical students. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, p.245-251, 2007.
BARBOSA, A. S. J.; FREITAS, I. C. F. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de Medicina da UFBA. Monografia, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 55f, 2016.
BEZERRA, I. M. P.; SORPRESO, I. C. E. Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas. HYPERLINK "http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1282&lng=pt&nrm=iso"Journal of Human Growth and Development, v.26,n.1, 2016.
BORINE, R. C. C.; WANDERLEY, K. S.; BASSITT, D. P. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde.Estudos Interdisciplinares em Psicologia,v. 6,n.1, 2015.
CATUNDA, M. A.; RUIZ, V. M. Qualidade de vida de universitários.Revista Pensamento plural, v.2, n.1, p.22-31, 2008.
CAVALCANTE, M. S. et al. Qualidade de vida dos estudantes do primeiro e sexto ano do curso de medicina. Revista Medicina, v. 98, n.2, p.99-107, São Paulo, 2019.
FREITAS, I. C. F. Estresse e qualidade de vida em estudantes de medicina do internato. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia, 2011.
MOUTINHO, I. L. D. et al. Mental health and quality of life of Brazilian medical students: Incidence, prevalence, and associated factors within two years of follow-up.Psychiatry Research 274 (2019) 306–312.
PACHECO, J. P. et al. Mentalhealth problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.39 n.4. São Paulo Oct./Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462017000400369
PADOVANI, R.C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v.10, n.1, p. 02-10, 2014.
ROTENSTEIN, L. et al. Prevalence of depression, depressive symptoms, and suicidal ideation among medical students: a systematic review and meta-analysis.JAMA, 316 p. 2214-36, 2016. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2589340
SANTOS, A. T. R. et al. Burnout syndrome among internship medical students. Med.Educ, v.45, p.1146, 2011.
SILVA, M. J. S; SCHRAIBER, L. B; MOTA, A. O conceito de saúde na Saúde Coletiva: contribuições a partir da crítica social e histórica da produção científica.Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n.1, 2019.
SILVEIRA, C. et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior experiência da consulta de psiquiatria do centro hospitalar São João. Acta Médica Portuguesa,v.24, n.S2, p.247-256, 2011.
TAVARES, M. et al. Apoio psicológico e social a estudantes nas universidades brasileiras. In: KULLMANN, Geila Gonçalves et al. (org.) Apoio Estudantil: Reflexões sobre o Ingresso e Permanência no Ensino Superior. Editora UFSM, 2008, p. 257-287.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Flor Martins, Letícia Silveira Vasconcelos, Luciana Santos Arruda, Arthur Victor Cuesta dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.