O coleccionador segundo Walter Benjamin ou um texto proto-sistémico

Autores

Palavras-chave:

Colecionador, Organicidade, Sistema de informação, Autobiografia, Walter Benjamin

Resumo

Revisita-se um texto muito pouco citado do filósofo, crítico cultural e ensaísta alemão Walter Benjamin (1892-1940) sobre o colecionador a propósito de uma dolorosa atividade que as circunstâncias históricas que viveu (o nazismo e a perseguição aosjudeus) o obrigaram a fazer mais que uma vez –o empacotamento e divisão de sua biblioteca. As considerações que teceu a respeito configuram um prenúncio da possível aplicação da teoria sistémica aos acervos documentais integrais (bibliográfico, fotográfico, arquivístico e museístico).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Malheiro da Silva, Universidade do Porto

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento. Edição e tradução de João Barrento. 2ª Ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.

SILVA, Armando Malheiro da. A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objeto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006.

SILVA, Armando Malheiro da; Paletta, Francisco. Ciência da Informação: estudos de epistemologia e de ética. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CIC Digital. 2019.

SILVA,Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda. Das Ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo formativo. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

SILVA, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Ramos, Júlio; e Real, Manuel Luís. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

VAN STRATEN, Giorgio. Histórias de livros perdidos. Amadora: Elsinore, 2018, p. 103-114.

WALTER,Benjamin, in Wikipédia, Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Benjamin

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

SILVA, A. M. da. O coleccionador segundo Walter Benjamin ou um texto proto-sistémico. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 602–615, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA V: Memória, Identidade e Cultura