A importância da educação de usuários nas bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57497Palavras-chave:
Educação de usuários, Biblioteca, Bibliotecário - perfil, TecnologiaResumo
O texto traz a importância da educação de usuários para o desenvolvimento de habilidades e competências que ajude na formação deste indivíduo que está se tornando pesquisador, trata-se de uma revisão bibliográfica. Destaca o valor da biblioteca enquanto ambiente de prática educacional em que tem muito a contribuir para esse processo, pois é uma extensão da sala de aula. Pontua a responsabilidade dos profissionais da informação diante do advento tecnológico que se instaurou no ambiente educacional, tornando-se imprescindível ao bibliotecário se posicionar de modo que este usuário não perca o foco principal, que é a busca da pesquisa coerente e bem referenciada. Baseia-se teóricos da educação e da Biblioteconomia como Milanesi (2002), Freire (2012), Campello (2009) Fonseca (2007) Froebel (2001) Gadotti (1984) dentre outros. O texto faz uma ponte entre educação e ciência da informação com a inferência desses autores.
Downloads
Referências
AH TON, Ah Tin; VALÉRIO, D.H. A formação dos usuários no meio universitário: uma revisão bibliográfica (1974-1978). In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, 10, Curitiba, 1979. Anais [...]. Curitiba: ABPr, p. 177-200, 1979.
BIDART ESCOBAR, Cláudia; GAMARRA CASTRO, Néstor; CORTELLEZZI, Paola Knuser. Formación de usuários en bibliotecas universitarias del Uruguai. Revista ACB, Santa Catarina, v. 10, n. 1, p. 145-157, jan./dez. 2005.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf. [online]. 2003, vol.32, n.3, pp.28-37. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Acesso em: 06 fev. 2019.
CANCHOTA, I. L.; GARCÍA, M. A. A. Curso de formación de usuarios para bibliotecas universitárias. Disponível em: http://www.uag.mx/eci/formaciondeusuarios.pdf Acesso em: 06 fev. 2019.
CARVALHO, Fernanda Cordeiro de. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. 145 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008.
CÓRDOBA GONZÁLEZ, Soray. La formación de usuarios con metodos participativos para estudiantes universitários. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 27, n. 1, p. 61-65, 1998
DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EDUFSCAR, 2004. (Série Apontamentos).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 2012.
FÉLIX, Andreza Ferreira. Práticas educativas em bibliotecas escolares: a perspectiva da cultura escolar – uma análise de múltiplos casos na RME-BH. 124 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2014.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
FROEBEL, Friedrich W. A. A educação do homem. Tradução de: Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
GADOTTI, Moacyr. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1984.
GOMES, Marcos Aurélio. Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2016.
IFLA. Manifesto Ifla/Unesco Para Biblioteca Escolar. 2002. .
KUHTLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca escolar: um programa de atividades para o ensino fundamental. São Paulo: Autêntica, 2006.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 1a Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05 jul. 1944.
MELLO, R. F. et al. Educação do usuário à distância. Transinformação, v. 11, n. 3, p. 287291, 1999. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/310 Acesso em: 09 fev. 2019. . MILANESI, Luis. Biblioteca. Cotia: Ateliê editorial, 2002.
NARANJO VÉLEZ, Edilma. Formación de usuarios de la información y procesos formativos: hacia una conceptuación Investigación Bibliotecológica. México, v. 19, n. 38, jan./jun. 2005.
PORTUGAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Aprender com a biblioteca escolar: Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico. Lisboa: MEC, 2012.
SANTIAGO, Sandra Maria Neri; AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de. Educação de usuários: um estudo junto ao sistema integrado de bibliotecas da UFPE. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 2, p. 246-268, 2012. http://www.libdigi.unicamp.br/document/?down=1121 Acesso em: 06 fev. 2019.
SOUTO, Leonardo Fernandes. O leitor universitário e sua formação quanto ao uso de recursos informacionais. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciências de La Información, Lima, v. 5, n. 17, p. 1 6-24, Gen./mar. 2004.
TEIXEIRA, Cristiane da Cunha. A cultura organizacional e informacional em ambiente técnico-acadêmico. Dissertação. (Dissertação em Ciência da Informação). UFF, Rio de Janeiro, 2015.
TARAPANOFF, Kira. O profissional da informação em áreas de ciência e tecnologia no Brasil: características e tendências. Ciência da Informação, Brasília, v.18, n.2, p.103-119, jul./dez. 1989. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/303/303. Acesso em: 06 fev 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.