Viabilização da disseminação das memórias institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v1i0.57473Palavras-chave:
Informação, Memória, Memorial do IFS, História da Educação - SergipeResumo
O artigo apresenta meios para a viabilização da disseminação das memórias institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), enfatizando a importância social da prestação desse serviço. A metodologia se dividiu em duas etapas: autores da área de Arquivologia, Museologia, História da Educação e normas que regulamentam a criação do IFS. Já na segunda etapa, as ações desenvolveram-se de forma observatória exploratória sistemática, durante a implantação e construção do Memorial Institucional, com abordagem qualitativa, utilizando a interligação entre memória e Internet, a partir de vivências e experiências ocorridas no passado. Na análise dos dados foram observados os recortes temporais de funcionamento, os recursos, a didática e as nuances de cada instituição-alicerce na fundação do IFS.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo
Nacional, 2005. 232p. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 27 set. 2018.
AZEVEDO NETTO, C. X. de. Informação e memória: as relações na pesquisa. Revista História em
Reflexão. Dourados, n. 2, v.1, p. 1 - 20, jul./dez. 2007. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/412/302. Acesso em: 18 set. 2018.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRUNO, Cristina. Museus e Patrimônio Universal. In: ENCONTRO do ICOM BRASIL, FÓRUM DOS MUSEUS DE PERNAMBUCO, 5., 2007, Recife.: ICOM, maio de 2007. p. 6-7.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 19. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. 629p.
GOUVEIA, Fernanda Paixão de Souza. A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Revista Brasileira de Geografia
Econômica. São Gonçalo, v. 9, 2016. Disponivel em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/2434. Acesso em: 19 set. 2018
GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e
documentação. Brasília, DF: IBICT, 1994.
JARDIM, José Maria; FONSECA, Maria Odila. Estudo de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGrmaZero, Rev. de Ciência da Informação. João Pessoa, v. 5 n. 5 out. 2004. Disponível em: www.dgz.org.br/out04/Art_04.htm. Acesso em: 18 jan. 2013.
MARIZ, Anna Carla Almeida. A informação na internet: arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
NERY. Marco Arlindo Amorim Melo. A Regeneração da Infância Pobre Sergipana no Início do
Século XX: O Patronato Agrícola de Sergipe e suas práticas educativas. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
PATRICIO, Solange. Educando para o trabalho: A implantação da Escola de Aprendizes Artífices de Sergipe (1909-1930). 2003. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2003.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.
SANTOS NETO, Amâncio C. dos. Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Rio Grande do Norte, n. 2, v. 2, 2009. p. 25-39.
Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2940/pdf_1. Acesso em: 18 set.2018.
SANTOS, Myrian S. Os Museus brasileiros e a constituição do Imaginário social. Revista Sociedade e Estado. Brasília: UNB, v. 15, n. 2, 2018. p 271-302. Disponivel em:
http://www.scielo.br/pdf/se/v15n2/v15n2a05.pdf. Acesso em: 21 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.