O ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E O DIREITO À IGUALDADE
Resumo
O presente artigo objetiva analisar as condições de acesso das pessoas com deficiência à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo procura mostrar a estrutura desta modalidade de ensino, no que diz respeito à acessibilidade e inclusão. Além disso, fez-se uma breve análise sobre sua construção histórica e sobre o perfil dos educadores e educandos, utilizando-se como método a revisão bibliográfica e documental, capaz de dar suporte ao estudo do fenômeno da educação. Verificou-se que o sistema escolar não apresenta ferramentas satisfatórias para inclusão das pessoas com deficiência que, na idade regular, não tiveram acesso à educação. Neste escopo, procurou-se verificar a incidência do direito à igualdade em sua dupla perspectiva: a igualdade material e a igualdade formal. Sugere-se, pois, que as deficiências físicas devem ser vistas como fator de discriminação positiva para a construção de uma educação inclusiva e para o combate ao analfabetismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-08
Como Citar
Santos, Ênyo R. N. (2018). O ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E O DIREITO À IGUALDADE. Revista Do CEPEJ, (20). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/27159
Edição
Seção
Artigos de edições antigas
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.