O ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E O DIREITO À IGUALDADE

Autores

  • Ênyo Ribeiro Novais Santos

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as condições de acesso das pessoas com deficiência à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo procura mostrar a estrutura desta modalidade de ensino, no que diz respeito à acessibilidade e inclusão. Além disso, fez-se uma breve análise sobre sua construção histórica e sobre o perfil dos educadores e educandos, utilizando-se como método a revisão bibliográfica e documental, capaz de dar suporte ao estudo do fenômeno da educação. Verificou-se que o sistema escolar não apresenta ferramentas satisfatórias para inclusão das pessoas com deficiência que, na idade regular, não tiveram acesso à educação. Neste escopo, procurou-se verificar a incidência do direito à igualdade em sua dupla perspectiva: a igualdade material e a igualdade formal. Sugere-se, pois, que as deficiências físicas devem ser vistas como fator de discriminação positiva para a construção de uma educação inclusiva e para o combate ao analfabetismo.

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Publicado

2018-07-08

Como Citar

Santos, Ênyo R. N. (2018). O ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E O DIREITO À IGUALDADE. Revista Do CEPEJ, (20). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/27159

Edição

Seção

Artigos de edições antigas