INADEQUATE INTEGRATION OF REFUGEES IN BRAZIL AS A VIOLATION TO THE RIGHT OF HUMAN DIGNITY
Resumo
O artigo tem como objetivo demonstrar como um inadequado sistema de integração e a ausência de políticas públicas para refugiados consistem em violações ao direito à dignidade humana. Primeiramente é importante constatar que os conceitos de refugiado, integração e direitos humanos foram definidos segundo a Convenção de Refugiados de 1951 e renomados acadêmicos na área. Além disso, foram examinados o papel da educação como uma ferramenta para promoção de resiliência e determinação social e o acesso a condições dignas de emprego como etapas para conquista de autonomia. Por fim, foi realizado um estudo de campo que contou com entrevistas de representantes de organizações não-governamentais e refugiados em São Paulo. Baseando-se nos dados coletados, conclui-se pela existência de diversas barreiras para a integração destes indivíduos particularmente quanto ao acesso à educação e emprego, que são decorrentes da escassez de políticas públicas voltadas à aplicação dos direitos sociais dos refugiados assegurados pelas leis brasileiras e pelos tratados internacionais ratificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.