O PAN-PRINCIPIOLOGISMO NO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, O CASO DA LEGALIDADE: o embate entre a lei e a segurança jurídica
Resumo
A pan-princiopiologia proporciona saídas utilitaristas para diversas questões sociais e políticas. A procura por rotular essas questões no quadro dos princípios acarreta em um problema de falta de higidez científica do Direito. O risco de se banalizar o conceito e sustentabilidade dos princípios pode, ao invés de proporcionar uma proteção ao cidadão, gerar uma insegurança e imobilismo social, hipóteses de instabilidade do sistema jurídico. Ao passo do utilitarismo ser sedutor, d’outro lado o Direito perde em critérios de segurança jurídica. este viés, aliás, é de suma importância, porque muito se confunde lei com segurança jurídica, erroneamente. Confusão entre causa e efeito. O artigo visa questionar a legalidade como princípio no âmbito do Direito Administrativo brasileiro, com parâmetro na Constituição Federal, através de um método crítico analítico, sustentando, na verdade, a segurança jurídica como princípio, levando em consideração a legalidade como um pressuposto de validade da função administrativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.