UMA VISÃO PANORÂMICA SOBRE A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA: CAMINHOS PARA UM SINDICALISMO REPRESENTATIVO, AUTÔNOMO E COMBATIVO
Resumo
esse artigo é fruto de pesquisa teórica de vertente jurídico sociológica, cujo objetivo é mapear a estrutura sindical brasileira e analisa-la. A pesquisa surge do problema: como construir um sindicalismo mais combativo? parte-se da hipótese que reformas legais e a adoção de novas formas de atuação possam construir um sindicalismo menos burocratizado e mais capaz de defender os interesses dos trabalhadores. O desenvolvimento do artigo passa por pontos chave, quais sejam: representação sindical, formas de atuação, contribuição sindical obrigatória, organizações nos locais de trabalho e unicidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-14
Como Citar
Reis, C. S. dos. (2017). UMA VISÃO PANORÂMICA SOBRE A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA: CAMINHOS PARA UM SINDICALISMO REPRESENTATIVO, AUTÔNOMO E COMBATIVO. Revista Do CEPEJ, (16). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/22331
Edição
Seção
Artigos de edições antigas
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.