Contribuições da Administração Política para o Campo da Administração

Autores

  • Elinaldo Leal Santos UESB-DCSA
  • Weslei Gusmão Piau Santana
  • Reginaldo Souza Santos
  • Vítor Lélio Braga

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9894

Palavras-chave:

Ciência da Administração, Administração política, Bem-Estar Social

Resumo

Nos últimos anos, percebe-se no Brasil um esforço, por parte de alguns pesquisadores, para incorporar a dimensão política no campo da Administração. No geral, o movimento busca a emancipação do homem diante das mazelas provenientes do sistema capitalista de produção. O objetivo do ensaio é analisar as contribuições desse movimento para o campo da Administração. Para tanto, questiona-se: A Administração Política é capaz de contribuir para o desenvolvimento da ciência da Administração e para o bem-estar da sociedade?  O ensaio está estruturado em quatro seções: definições conceituais que orientarão o estudo; discussão da delimitação do campo; estabelecimento da relação entre o campo e as demais disciplinas normativas e, por fim, especulação sobre o futuro dessa subárea da Administração. A discussão é fundamentada em Burrell e Morgan (1979), Pierre Bourdieu (2001), Gioia e Pitre (1990), nos clássicos Adam Smith, Marx, Marshall, Keynes, além de autores como Tragtenberg (1974) e Santos (2004). O resultado aponta uma carência de uma disciplina dentro do campo que possa desenvolver a crítica à predominância do pensamento funcionalista da gestão, especialmente no tocante à sua epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elinaldo Leal Santos, UESB-DCSA

Doutorando em Administração (UFBA/UTAD), Mestre em Economia (UFBA), Bacharel em Administração (UESC), Professor Assistente do DCSA/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento.

Weslei Gusmão Piau Santana

Doutor e Mestre em Administração (UFBA), Bacharel em Administração (UESB), Professor Adjunto do DCSA/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento.

Reginaldo Souza Santos

Doutor em Economia (UNICAMP) e pós-doutor pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Professor do Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Membro do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento.

Vítor Lélio Braga

Doutor em Business Economics, Middlesex University Business School, Inglaterra. Mestre em Economia Industrial e da Empresa pela Universidade do Minho (UMinho). Licenciado em Economia (UTAD). Professor Coordenador da ESTGF- IPP. Membro efectivo do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (ESTGF-. IPP) e do Grupo de Pesquisa Administração Política do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Como Citar

Santos, E. L., Santana, W. G. P., Santos, R. S., & Braga, V. L. (2014). Contribuições da Administração Política para o Campo da Administração. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9894

Edição

Seção

Contribuição Teórica