Pedagogia da Criatividade: Percursos de Arteducação no Empoderamento de Sujeitos para a Gestão Social Integrativa

Autores

  • Valeria Giannella UFC
  • Dan Baron
  • José de Jesus Marques de Souza

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9731

Palavras-chave:

Empoderamento, Metodologias Integrativas, Transformance.

Resumo

Queremos refletir, nesse texto, sobre a “pedagogia da criatividade” como estratégia para o empoderamento de sujeitos, especialmente (mas não apenas) em contextos de exclusão extrema. Propomo-nos a indagar o poder transformador de vivências focadas no resgate e valorização do potencial criativo de sujeitos comunitários e usaremos, para tanto, do caso do “Rio de Encontros”, em curso de implementação em Marabá, PA. Trataremos do empoderamento como objetivo dos processos descritos e, cientes da polissemia de tal conceito, procuraremos esclarecer o sentido que a ele atribuímos. O referencial teórico das Metodologias Integrativas e da Pedagogia da Transformance serão os dispositivos teórico-práticos que nos permitem qualificar esses caminhos de busca de autonomia. Os conceitos de Inteligências Múltiplas e de Escuta Ativa, assim como o respeito pela autonomia dos sujeitos que pretendemos envolver nos processos, e que apreendemos com Paulo Freire, são mais alguns marcos conceituais que o leitor verá em ação. Os procedimentos metodológicos usados são os da pesquisa bibliográfica, além do recurso a material empírico oriundo de relatórios de projeto e da reflexão ativa em torno da experiência de gestor social e cultural de um dos autores. Em suma, o caso apresentado permite- nos formular a tese seguinte: o se recorrer à valorização das capacidades expressivas e criativas é uma estratégia crucial em processos que visam o empoderamento, especialmente de sujeitos marginalizados e excluídos. Nosso auspício é lançar mão de um diálogo que nos parece urgente e que tem como objeto o aumento da eficácia das práticas de intervenção em gestão social, para a inclusão social e ampliação da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Giannella, UFC

Formada em Planejamento Urbano e Regional pela Escola de Arquitetura de Veneza (Itália), onde também cursou seu Doutorado em Políticas Públicas do Território. Desde novembro de 2009, tornou-se professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, Campus no Cariri, hoje UFCA (Un. Fed. do Cariri). Desde 2011, é professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável e líder do Paidéia, Laboratório Transdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativas para a Educação e a Gestão Social, reconhecido pelo CNPq. Hoje está como coordenadora do Curso de Bacharel em Administração Pública e Gestão Social da UFCA.

Dan Baron

Arteducador popular, escritor, artista plástico e coordenador artísticopedagógico do Projeto Rios de Encontro da Universidade Comunitária dos Rios. Presidente da Aliança Mundial pela Arteducação entre 2006-2010, vem co-cultivando sua pedagogia de Transformance no Brasil desde 1998. Mora em Cabelo Seco, Marabá-PA, Amazônia, desde 2009.

José de Jesus Marques de Souza

Mestre da cultura popular (reconhecido pelo MINC), diretor musical do projeto amazônico Rios de Encontro, integra o Núcleo gestor da Universidade Comunitária dos Rios, (Cabelo Seco, Marabá, PA).

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Giannella, V., Baron, D., & Souza, J. de J. M. de. (2013). Pedagogia da Criatividade: Percursos de Arteducação no Empoderamento de Sujeitos para a Gestão Social Integrativa. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9731

Edição

Seção

Contribuição Teórica