Metodologias Integrativas: Tecendo Saberes e Ampliando a Compreensão

Autores

  • Valeria Giannella UFC
  • Vanessa Louise Batista

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9691

Palavras-chave:

Metodologias Integrativas, Participação, Sujeito Público/Cidadania Planetária, Interdependência Global.

Resumo

Este texto procura refletir e indagar os vastos campos ligados às práticas participativas, de ampliação da esfera pública, a partir das experiências coletadas neste número temático. Elas se inserem no âmbito denominado de Gestão Social e nos levam a ampliar/reconceituar este campo para além do locus costumeiramente tido como próprio da gestão. A dimensão metodológica, em sua declinação integradora, é o fio que nos guia nesta exploração, levando-nos a discutir a necessidade de ampliarmos os conceitos de racionalidade comunicativa, para além da comunicação lógico-racional; o conceito de esfera pública, que seja mais do que campo de luta entre argumentos racionais; o conceito de cidadania, como algo que alcança o nível planetário. E tudo isso como consequente à nova descrição da realidade enquanto rede altamente interconectada entre local e global, indivíduo e totalidade. Também reconhecemos que essas distinções são apenas, favoráveis à compreensão humana, mais do que estreitamente correspondentes à alguma realidade externa, seja o que ela for. Uma reflexão ampla, que religa a pesquisa e prática em Gestão Social às mais avançadas e inovadoras do campo unitário das ciências contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Giannella, UFC

Formada em Planejamento Urbano e Regional pela Escola de Arquitetura de Veneza (Itália), onde também cursou seu Doutorado em Políticas Públicas do Território. Desde novembro de 2009, tornou-se professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, Campus no Cariri, hoje UFCA (Un. Fed. do Cariri). Desde 2011, é professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável e líder do Paidéia, Laboratório Transdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativas para a Educação e a Gestão Social, reconhecido pelo CNPq. Hoje está como coordenadora do Curso de Bacharel em Administração Pública e Gestão Social da UFCA.

Vanessa Louise Batista

Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté - SP, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Psicologia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Ceará desde 2010, inicialmente como substituta no Departamento de Psicologia e, atualmente, está como professora efetiva no Departamento de Fundamentos da Educação da FACED-UFC. Líder do Laboratório de Estudos sobre a Consciência (LESC-PSI), cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Giannella, V., & Batista, V. L. (2013). Metodologias Integrativas: Tecendo Saberes e Ampliando a Compreensão. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9691

Edição

Seção

Contribuição Teórica