Escambo

Autores

  • Daniel Ribeiro Conde UFLA
  • Flávia Luciana Naves Mafra UFLA
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFLA

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.9169

Palavras-chave:

Escambo, Filosofia, Arte, Sistemas, Complexidade

Resumo

Este texto é um ensaio que traz uma discussão de ideias a respeito dos diferentes pontos de vista com os quais podemos olhar para os arranjos que interpõem a vida. Ao apresentar as ideias de Fritjof Capra, em A Teia da Vida e de Edgar Morin, em Terra-Pátria, propomos um diálogo entre os autores, a partir de uma perspectiva relacional inerente ao conceito que tentamos redefinir: o escambo. Nosso intento é demonstrar a primazia dada à superespecialização, que mascara aspectos sistêmicos e complexos na compreensão da realidade e, assim, condiciona diferentes campos da cognição humana, tais como a ciência, a política, a filosofia, a arte, entre outros, a um acomodamento financista/monetarista que não se atenta para a importância das relações de troca entre as partes. Como resultado das trocas de ideias discutidas, propomos um novo significado para o conceito de escambo mediante a apresentação de uma composição musical.  Assim, procuramos demonstrar a possibilidade de cunhar um conceito e criar um trabalho orientado pela mescla de características artísticas e filosóficocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ribeiro Conde, UFLA

Bacharel e Mestre em Administração pela UFLA. Professor da Faculdade Cenecista de Varginha. Possui experiência na área de Gestão de Pessoas, tendo estagiado em empresas de grande porte como a Philips do Brasil Ltda. e Fermavi Eletroquímica Ltda. Possui interesse acadêmico e científico nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Marketing, atuando principalmente nos temas: valores organizacionais, cultura organizacional e organizações e sistemas.

Flávia Luciana Naves Mafra, UFLA

Graduada em Administração, Doutora em Ciências Sociais, Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, pesquisadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares - LETRA.

Mônica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Graduada em Administração pela UFLA, Mestre e Doutora em Administração pela UFMG. Professora Adjunta nível 4 do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora dos grupos de pesquisa – Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade/NEORGS (líder) e Grupo de Gênero e Diversidade em Movimento/GEDIM. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Conde, D. R., Mafra, F. L. N., & Cappelle, M. C. A. (2014). Escambo. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.9169

Edição

Seção

Contribuição Teórica