Escambo
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.9169Palavras-chave:
Escambo, Filosofia, Arte, Sistemas, ComplexidadeResumo
Este texto é um ensaio que traz uma discussão de ideias a respeito dos diferentes pontos de vista com os quais podemos olhar para os arranjos que interpõem a vida. Ao apresentar as ideias de Fritjof Capra, em A Teia da Vida e de Edgar Morin, em Terra-Pátria, propomos um diálogo entre os autores, a partir de uma perspectiva relacional inerente ao conceito que tentamos redefinir: o escambo. Nosso intento é demonstrar a primazia dada à superespecialização, que mascara aspectos sistêmicos e complexos na compreensão da realidade e, assim, condiciona diferentes campos da cognição humana, tais como a ciência, a política, a filosofia, a arte, entre outros, a um acomodamento financista/monetarista que não se atenta para a importância das relações de troca entre as partes. Como resultado das trocas de ideias discutidas, propomos um novo significado para o conceito de escambo mediante a apresentação de uma composição musical. Assim, procuramos demonstrar a possibilidade de cunhar um conceito e criar um trabalho orientado pela mescla de características artísticas e filosóficocientíficas.