Um Novo Olhar para o Desenvolvimento a partir da Dimensão Social e Empreendedora: a Administração pode Contribuir com o Debate?

Autores

  • Betina Beltrame
  • Denize Grzybovski
  • Dieter R. Siedenberg
  • Marise Schadeck
  • Ana Luisa Lorenzon

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8960

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Contágio Empreendedor

Resumo

Este ensaio explora os fundamentos teóricos do desenvolvimento regional nas dimensões social e empreendedora. O objetivo é revelar quão indispensável é a área de Estudos Organizacionais (EOR) contemplar o debate sobre concepção de desenvolvimento, cujo conceito é discutido em diversas áreas do conhecimento. O olhar crítico é necessário para reconhecer desigualdades socioespaciais e que o desenvolvimento não é justo, nem harmônico. O estudo sobre desenvolvimento regional, desenvolvido pelo olhar de Harvey (2003), Boisier (1999) e Julien (2010), revela que o desenvolvimento regional pode ser menos desigual e mais justo se houver “contágio empreendedor”. Para tanto, a ciência da administração pode contribuir ao considerar que na região de estudo há pessoas e que estas promovem, continuamente, transferência de conhecimentos num processo interativo, mas com um olhar multiparadigmático, que contempla, pelos menos, a sobreposição da teoria crítica com o interpretativismo. Este é um desafio para a evolução das correntes teóricas, orientadoras dos estudos sobre desenvolvimento regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Beltrame

Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas (FEMA). Mestranda em Desenvolvimento (Unijuí). Professora nos cursos de graduação das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA).

Denize Grzybovski

Administradora. Doutora em Administração (UFLA). Professora Titular na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis na Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF). Professora Convidada no Programa Stricto Sensu em Desenvolvimento na Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Pesquisadora de empresas familiares. Membro da rede de pesquisas ORD (UFSC).

Dieter R. Siedenberg

Formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela UNIJUÍ; Mestrado em Planejamento Regional pela Universität Karlsruhe/ Alemanha e Doutorado sobre Desenvolvimento Regional pela Universität Tübingen/Alemanha. Professor no Curso de Administração e Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento, ambos da UNIJUÍ.

Marise Schadeck

Graduada em Letras- URI (1998)- Especialista em Língua e literatura hispanoamericana-URI- (2001) Especialista em Gestão de PessoasFEMA-(2009) Mestranda em Didáctica de la lengua y literatura-UNR- Graduada em Administração-UNIP. Mestranda em desenvolvimento – Unijuí. Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IESA.

Ana Luisa Lorenzon

Mestranda em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Mato Grosso. Coordenadora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2014-02-24

Como Citar

Beltrame, B., Grzybovski, D., Siedenberg, D. R., Schadeck, M., & Lorenzon, A. L. (2014). Um Novo Olhar para o Desenvolvimento a partir da Dimensão Social e Empreendedora: a Administração pode Contribuir com o Debate?. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8960

Edição

Seção

Contribuição Teórica