Gestão Social e Economia Solidária na Prática: O Caso de Lagoa das Serras

Autores

  • Ives Romero Tavares do Nascimento UFBA
  • Ariádne Scalfoni Rigo UFBA
  • Genauto Carvalho de França Filho UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8510

Palavras-chave:

Gestão Social, Banco Comunitário de Desenvolvimento, Economia Solidária

Resumo

Este caso conta a história do Banco Comunitário Serra Azul, que nasceu da necessidade da comunidade de Lagoa das Serras, estado da Bahia, de mudar sua realidade socioeconomica. Diante da criação do BCD, Dona Santana, a protagonista, vê o banco envolto em uma situação de descrédito perante a comunidade e com alta inadimplência de pagamento por parte dos tomadores dos empréstimos. Assim, são colocados em discussão os problemas que um empreendimento de economia solidária (EES) enfrenta cotidianamente e oportuniza que os alunos tenham contato com esse tipo de experiência. Este caso de ensino foi pensado objetivando ser aplicado em disciplinas de Gestão Social e Economia Solidária, adequado ainda para cursos interdisciplinares que lidem com as noções de organização comunitária, ação coletiva, tecnologias sociais, dentre outras. Espera-se que os alunos envolvidos consigam observar as dificuldades que os EESs atravessam no exercício regular de suas atividades e que, a partir daí, consigam traçar diferentes proposições para as situações que o docente pode abordar. Nas disciplinas em tela, podem ser abordados os temas da incubação de redes de economia solidária, bancos comunitários, moedas sociais e gestão de empreendimentos econômico-solidários. Também é desejado que, ao final da atividade, os discentes formulem críticas sobre os pontos abordados ou outros que porventura surjam no decorrer da discussão. Para este constructo, foram utilizados dados de uma experiência brasileira de economia solidária, na qual uma comunidade experimentou as vantagens e alguns problemas com a criação de um Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD). Os problemas atravessados por essa realidade serviram de base para a construção da narrativa, bem como os dados socioeconômicos relatados e as atividades do BCD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ives Romero Tavares do Nascimento, UFBA

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2013), graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri (2010) e em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2007). Doutorando em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, professor temporário da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e Editor-Assistente da Revista Nau Social. Integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido LEADERS, da Universidade Federal do Cariri; da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES, e do Observatório da Formação em Gestão Social, ambos da Universidade Federal da Bahia.

Ariádne Scalfoni Rigo, UFBA

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Adminstração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Atualmente é professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa e atua nas áreas Organizações e Gestão Social. Especificamente, se interessa pelos temáticas relacionadas à Economia Solidária, Finanças Solidárias, Moedas Sociais e Território. É membro da Incubadora Tecnológicas de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES/UFBA).

Genauto Carvalho de França Filho, UFBA

Professor da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador CNPq. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, associativismo, terceiro setor, economia popular e novas formas de solidariedade. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Université de Paris VII (2000).

Downloads

Publicado

2014-02-21

Como Citar

Nascimento, I. R. T. do, Rigo, A. S., & França Filho, G. C. de. (2014). Gestão Social e Economia Solidária na Prática: O Caso de Lagoa das Serras. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8510

Edição

Seção

Contribuição Vivencial