Artesanato, Arte, Design... Por que Isso Importa aos Estudos Organizacionais?

Autores

  • Marina Dantas de Figueiredo UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Fábio Freitas Schilling Marquesan UNIFOR - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8508

Palavras-chave:

Artesanato, Arte, Design, Estudos Organizacionais, Formas Organizativas.

Resumo

Neste texto, elaborado em formato ensaístico, questionamos a transposição da ideia do design para as práticas, conceitos e teorias sobre a organização. Nesse sentido, propomos a inclusão do artesanato enquanto objeto para o exercício de reflexões que evocam o design e a prática incorporada em uma forma específica de saber fazer condizente com o estudo de formas organizativas alternativas. Objetivamos levantar subsídios tanto históricos quanto teóricos e conceituais para que os estudiosos das organizações possam aprofundar a questão da relevância do artesanato para o resgate e o desenvolvimento de formas alternativas de organização. Por fim, ressaltamos possíveis contribuições do artesanato para estudos que adotam posturas interpretativas, ou mesmo, críticas dos fenômenos organizativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Dantas de Figueiredo, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Graduada em Administração - Unversidade de Pernambuco (UPE). Mestre e doutora em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora assistente - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fábio Freitas Schilling Marquesan, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Graduado em Agronomia e Administração - Univerisade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Agronomia - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorando em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor assistente - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Figueiredo, M. D. de, & Marquesan, F. F. S. (2014). Artesanato, Arte, Design. Por que Isso Importa aos Estudos Organizacionais?. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8508

Edição

Seção

Contribuição Teórica