Desafios à Gestão de uma ONG Agrestina: o caso do Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) sob diversos olhares
Palavras-chave:
Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), Gestão de Organizações sem fins Lucrativos, Gestão Social, DesafiosResumo
Este relato de experiência reúne e articula olhares reflexivos (do atual presidente da instituição, de um professor universitário atuante na assessoria à gestão da entidade e de dois então estudantes de administração e estagiários da mesma) com o objetivo de partilhar desafios e sistematizar avanços na gestão de uma ONG do Agreste de Pernambuco, o Centro de Educação Popular Assunção (Cepa). Constituem os principais temas abordados no trabalho: a necessidade de pensamento estratégico; as relações interpessoais e o propósito da educação popular; os processos decisórios; os processos administrativos; as memórias e os arquivos organizacionais; uma ação de captação de recursos; e a clareza dos papéis de cada profissional. Como ponto de chegada, pretende-se apontar pistas para um melhor enfrentamento dos desafios que surgem na trajetória do Cepa. Ao fazê-lo, acreditamos contribuir para a formação e o conhecimento no campo da Gestão Social.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. M. de. As Práticas Problemáticas Recorrentes e a Dimensão Humana na Implementação de uma Solução de TIC: Análise a Partir de uma Experiência no Centro de Educação Popular Assunção. Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Administração, UFPE, Caruaru, 2018.
BOULLOSA, R. F.; SCHOMMER, P. C. Limites da Natureza da Inovação ou Qual o Futuro da Gestão Social? In: ENANPAD. 32. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
FRANÇA FILHO, G. Definindo Gestão Social. Texto apresentado no I Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (I ENAPEGS), Juazeiro do Norte-CE, 2007. Disponível em: <http://www.gestaosocial.org.br/conteudo/quemsomos/extensao/gestao-da-responsabilidadesocial-empresarial-e-desenvolvimento/bibliografiabasica/01%20Genauto.pdf/download>. Acesso em: 22 abr. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
MELO, M. Profissionalização nas organizações não-governamentais. Tese (Doutorado em Sociologia) – UFPE, Recife, 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/11829/TESE%20MARINA%20MELO%20-%202013%20corrigida.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 abr. 2018.
MORAIS, W. M. O Cepa e seus egressos: para além da avaliação de projetos, quais impactos podem ser mapeados? Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Administração, UFPE, Caruaru, 2018.
NASCIMENTO, A. A contextualização das práticas educativas dos educadores populares: o processo aprendente no Centro de Educação Popular Assunção. Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Pedagogia, UFPE, Caruaru, 2016.
SÁ, M. Desafios ao ensino-aprendizagem em Gestão Social. In: SÁ, M. Frutos do agreste: sobre ensino e pesquisa em Administração. Recife: Edufpe, 2011. p. 57-74.
SESSA, Franca. Entrevista concedida a Raiane Mere e Wilson Morais. Centro de Educação Popular Assunção, Caruaru, abr. 2017.