Desafios à Gestão de uma ONG Agrestina: o caso do Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) sob diversos olhares

Autores

  • Marcio Gomes Sá Pesquisador do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Clemilton Fernando Barbosa Tabosa Centro de Educação Popular Assunção (CEPA)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Raiane Mere de Araujo CEPA/UFPE
  • Wilson Mike Morais CEPA/UFPE

Palavras-chave:

Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), Gestão de Organizações sem fins Lucrativos, Gestão Social, Desafios

Resumo

Este relato de experiência reúne e articula olhares reflexivos (do atual presidente da instituição, de um professor universitário atuante na assessoria à gestão da entidade e de dois então estudantes de administração e estagiários da mesma) com o objetivo de partilhar desafios e sistematizar avanços na gestão de uma ONG do Agreste de Pernambuco, o Centro de Educação Popular Assunção (Cepa). Constituem os principais temas abordados no trabalho: a necessidade de pensamento estratégico; as relações interpessoais e o propósito da educação popular; os processos decisórios; os processos administrativos; as memórias e os arquivos organizacionais; uma ação de captação de recursos; e a clareza dos papéis de cada profissional. Como ponto de chegada, pretende-se apontar pistas para um melhor enfrentamento dos desafios que surgem na trajetória do Cepa. Ao fazê-lo, acreditamos contribuir para a formação e o conhecimento no campo da Gestão Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Gomes Sá, Pesquisador do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor-pesquisador no Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É autor de alguns livros, dentre os quais, destacam-se "Feirantes" (Editora UFPE) e "Filhos das feiras" (Editora Massangana-Fundaj). Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho (Portugal). Principais temas de interesse: gente, negócios e trabalho em contextos periféricos; epistemologia e metodologia em ciências sociais; políticas públicas; e organizações sem fins lucrativos. E-mail: marcio.sa@academico.ufpb.br.

Clemilton Fernando Barbosa Tabosa, Centro de Educação Popular Assunção (CEPA)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA). Graduação em Psicologia pela UFPE. Especialização em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Equipes (Dinâmica de Grupos) pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o Libertas. Membro da diretoria do Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) e da equipe da Viação Tabosa Ltda., empresa de transporte coletivo urbano. Atua também como psicoterapeuta em uma clínica particular de Caruaru-PE. E-mail: clemiltonbarbosa@gmail.com.

Raiane Mere de Araujo, CEPA/UFPE

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA). Possui experiência administrativa na gestão de OSC e de negócios familiares. E-mail: raianemere@hotmail.com.

Wilson Mike Morais, CEPA/UFPE

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA). Graduado em Administração pela UFPE-CAA. Participante do Grupo Vivências, grupo de pesquisa e extensão certificado pelo CNPQ. Temas de interesse: estudos organizacionais, relações de poder, práticas de resistência e gestão ordinária. E-mail: wilsonmorais2010@hotmail.com.

Referências

ARAUJO, R. M. de. As Práticas Problemáticas Recorrentes e a Dimensão Humana na Implementação de uma Solução de TIC: Análise a Partir de uma Experiência no Centro de Educação Popular Assunção. Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Administração, UFPE, Caruaru, 2018.

BOULLOSA, R. F.; SCHOMMER, P. C. Limites da Natureza da Inovação ou Qual o Futuro da Gestão Social? In: ENANPAD. 32. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

FRANÇA FILHO, G. Definindo Gestão Social. Texto apresentado no I Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (I ENAPEGS), Juazeiro do Norte-CE, 2007. Disponível em: <http://www.gestaosocial.org.br/conteudo/quemsomos/extensao/gestao-da-responsabilidadesocial-empresarial-e-desenvolvimento/bibliografiabasica/01%20Genauto.pdf/download>. Acesso em: 22 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

MELO, M. Profissionalização nas organizações não-governamentais. Tese (Doutorado em Sociologia) – UFPE, Recife, 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/11829/TESE%20MARINA%20MELO%20-%202013%20corrigida.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 abr. 2018.

MORAIS, W. M. O Cepa e seus egressos: para além da avaliação de projetos, quais impactos podem ser mapeados? Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Administração, UFPE, Caruaru, 2018.

NASCIMENTO, A. A contextualização das práticas educativas dos educadores populares: o processo aprendente no Centro de Educação Popular Assunção. Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Pedagogia, UFPE, Caruaru, 2016.

SÁ, M. Desafios ao ensino-aprendizagem em Gestão Social. In: SÁ, M. Frutos do agreste: sobre ensino e pesquisa em Administração. Recife: Edufpe, 2011. p. 57-74.

SESSA, Franca. Entrevista concedida a Raiane Mere e Wilson Morais. Centro de Educação Popular Assunção, Caruaru, abr. 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Sá, M. G., Tabosa, C. F. B., Araujo, R. M. de, & Morais, W. M. (2020). Desafios à Gestão de uma ONG Agrestina: o caso do Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) sob diversos olhares. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/28990

Edição

Seção

Contribuição Vivencial