Perfil do Ingressante em Gestão Pública no Contexto do Recôncavo da Bahia: Quem é e o que Espera este Aluno desta Formação?

Autores

  • Lys Maria Vinhaes Dantas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daniela Abreu Matos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Gestão Pública, Perfil do Aluno

Resumo

Este trabalho apresenta o perfil dos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O Recôncavo é marcado por contrastes, com práticas patrimonialistas resistentes. As competências na gestão pública são, de modo geral, preteridas em relação ao envolvimento pessoal, por vezes clientelista, daqueles que fazem/farão parte dos governos. Ainda assim, a demanda para o CSTGP tem variado entre 27 a 31 candidatos por vaga desde 2012. De modo geral, os calouros são oriundos da região, mobilizados pelo acesso tardio à educação superior, e acreditam que a continuidade de seu processo formativo traz uma possibilidade efetiva de transformação das suas vidas. Desse modo, esperam, com o fim da graduação, garantir uma inserção formal no campo profissional, de preferência, no público estatal e/ou continuar a estudar, o que requer o diálogo do CSTGP com o Campo de Públicas, para que sejam abertas vias para inserção profissional e pós-graduação.

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Biografia do Autor

Lys Maria Vinhaes Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora-adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Principais áreas de interesse: implementação e avaliação de políticas educacionais, educação superior, gestão pública e tecnologias.

Daniela Abreu Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora-adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dedicando-se a estudos que articulam comunicação, cultura, juventudes e territórios em uma perspectiva de empoderamento dos sujeitos e das possibilidades de resistências e transformações do instituído. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora-adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Mestrado Profissional em Administração do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Principais áreas de interesse: administração pública e gestão de serviços públicos.

Referências

DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Perfil dos ingressantes e acompanhamento dos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – 2012 a 2015. Relatório de Pesquisa UFRB - PRPPG922. Centro de Artes, Humanidades e Letras, jul. 2016. Disponível em: <http://www.ufrb.edu.br/gestaopublica/images/phocadownload/Relatorios_de_perfil/Perfilingr essante_e_egresso_CSTGP_2012-2015.pdf>. Acesso em: set. 2017.

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Publicado

2019-04-22

Como Citar

Dantas, L. M. V., Matos, D. A., & Monteiro, D. A. A. (2019). Perfil do Ingressante em Gestão Pública no Contexto do Recôncavo da Bahia: Quem é e o que Espera este Aluno desta Formação?. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26274

Edição

Seção

Contribuição Vivencial