Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”

Autores

  • Luana Furtado Vilas Boas Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional. Abordagem Social. Interação. Conhecimento. Emoção.

Resumo

A abordagem da Aprendizagem Organizacional (AO) vem se destacando nos últimos anos na área dos Estudos Organizacionais. É nesse contexto que emergiram diversas perspectivas da AO, com a intenção de tentar explicar seus principais conceitos e processos. Desta forma, surgiram múltiplos enfoques na área de AO, tornando-a uma temática complexa e até mesmo confusa. Tendo em vista que a abordagem social da aprendizagem considera o sujeito como um ser em constante atividade e interação, que encontra-se inserido em um contexto sociocultural, é que o elemento emoção torna-se importante de ser discutido. Diante disso, o objetivo deste trabalho é de fornecer caminhos para a compreensão do elemento emoção para AO, enfatizando o valor de tal fator para a aprendizagem no contexto organizacional. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica, realizou-se um ensaio teórico, abrangendo algumas abordagens de AO em que elemento emoção tem influência no processo de AO.

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Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-Graduação (PPA-UEM) e da Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

Vilas Boas, L. F., & Cassandre, M. P. (2018). Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507

Edição

Seção

Contribuição Teórica