Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica

Autores

  • Célia Araújo de Carvalho EACH-USP
  • Fernando de Souza Coelho EACH-USP

Palavras-chave:

aposentadoria, professor, escola pública

Resumo

Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social.  O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Araújo de Carvalho, EACH-USP

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP e Licenciada em Educação Física. Professora aposentada da rede municipal de ensino fundamental de São Paulo-SP. 

Fernando de Souza Coelho, EACH-USP

Professor do Curso de Graduação e do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Doutor e Mestre em Administração Pública pel FGV-SP.

Referências

Não se aplica, trata-se de uma contribuição audiovisual.

Downloads

Publicado

2018-05-03

Como Citar

Carvalho, C. A. de, & Coelho, F. de S. (2018). Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653

Edição

Seção

Contribuição Audiovisual