Motivação e Trabalho no Terceiro Setor: Um Estudo de Caso no Projeto Nós do Morro

Autores

  • Marina Dias Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPEAD)
  • Patricia Gibson Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Motivação, Organização, Terceiro Setor, Gestão de Pessoas, Artes Cênicas.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as fontes de motivação que impulsionam o engajamento e a permanência de professores de artes cênicas em um projeto sociocultural como o Nós do Morro. Para a realização da análise, é utilizada uma abordagem em temas relacionados à motivação, organizações do terceiro setor e professores da área artística. A motivação é um assunto complexo que possui a necessidade de acompanhado frequente por pesquisadores. O Terceiro Setor é uma área ainda confusa na teoria, mas principalmente na prática, gerando grandes dificuldades e desafios para esse tipo de organização, em especial na área de gestão de pessoas. O projeto sociocultural Nós do Morro, sediado no Vidigal, na cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido para o estudo de caso, possibilitando um maior esclarecimento sobre determinadas questões. Observou-se a existência de fatores motivacionais individualistas e coletivos, confirmando a ideia de que ambos existem e influenciam o trabalho.

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Biografia do Autor

Marina Dias Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPEAD)

Doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Patricia Gibson, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Faria, M. D., & Gibson, P. (2018). Motivação e Trabalho no Terceiro Setor: Um Estudo de Caso no Projeto Nós do Morro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/21703

Edição

Seção

Contribuição Teórica