Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal: Análise dos Modelos Adotados no Período 1995 a 2010

Autores

  • Evandro José Bilycz de Camargo Universidade de Passo Fundo
  • André da Silva Pereira Universidade de Passo Fundo
  • Denize Grzybovski Universidade de Passo Fundo
  • Ana Luisa Hentges Lorenzon Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto
  • Betina Beltrame Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Administração pública federal, Modelo de gestão.

Resumo

O objetivo é identificar e explicar os modelos de gestão de pessoas do governo brasileiro no período 1995-2010, na expectativa de encontrar significativas transformações na transição do Governo FHC para o Governo Lula. A justificativa reside na condição política do Brasil no âmbito da União, na qual apenas dois partidos políticos se alternaram no poder nos últimos vinte anos. O referencial teórico apresenta os modelos de gestão de pessoas no setor público e traça um paralelo entre a literatura do management e o entendimento do tema na administração pública brasileira. Para tanto, assume-se uma postura paradigmática do humanismo radical. Trata-se de uma pesquisa descritiva, delineada como pesquisa documental, cujos dados foram analisados pela técnica análise de conteúdo. O estudo revelou que as propostas de reforma institucional iniciadas no Governo FHC tiveram continuidade no Governo Lula. O modelo de gestão de pessoas na administração pública brasileira é orientado por uma política pautada na excelência do serviço prestado e em ações promotoras de resultados significativos através da atuação de cada um. Apesar das supostas distinções entre as orientações políticas dos dois partidos que se alternam no poder, persiste um mesmo modelo de gestão, o gerencialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro José Bilycz de Camargo, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Administração (UPF). Especialista em Economia e Gestão Empresarial (UPF – 2011. Funcionário Público Municipal no cargo de Agente Fiscal Urbano da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Membro do Conselho Deliberativo da Caixa de Auxílio e Pensões do Município (CAPASEMU). Presidente da Associação dos Fiscais Urbanos, Sanitários e Afins do Município de Passo Fundo.

André da Silva Pereira, Universidade de Passo Fundo

Economista (USU). Mestre em Economia pela UFRGS. Doutor em Economia (UFRGS). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF).

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo

Administradora (URI Campus Erechim). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (UMSA/Argentina). Doutora em Administração (UFLA). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF). Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ ESAG/UFSC). Editora da Seção Administração do periódico Scientia Plena. Segunda Secretária (Gestão 2016-2018) Na Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Ana Luisa Hentges Lorenzon, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Coordenadora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto.

Betina Beltrame, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Psicóloga (Centro Universitário Franciscano). Mestre em Desenvolvimento (UNIJUI). Professora titular da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Camargo, E. J. B. de, Pereira, A. da S., Grzybovski, D., Lorenzon, A. L. H., & Beltrame, B. (2016). Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal: Análise dos Modelos Adotados no Período 1995 a 2010. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12331

Edição

Seção

Contribuição Teórica