A Articulação Social e o Poder Político Legitimado: Uma Contribuição para a Análise das Transformações do Contexto Social Contemporâneo

Autores

  • Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro Universidade Federal da Bahia
  • Sivanildo da Silva Borges Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Elizabeth Matos Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Bárbara Leonora Souza de Miranda Instituto Federal da Bahia

Palavras-chave:

Movimento Termoelétricas Jamais, Movimentos Sociais, Participação Popular.

Resumo

A preocupação com danos ao meio ambiente e à saúde da população advindos da possível instalação de duas usinas termoelétricas levou a população de um pequeno município do interior da Bahia a desencadear uma série de manifestações contrárias à implantação de tais equipamentos nos limites do município e adjacências. Este estudo de caso único, o qual adota como estratégia metodológica a pesquisa documental e tangencia a Teoria da Administração Política, revela que o Movimento Termoelétricas Jamais, organizado pela sociedade civil de um pequeno município brasileiro, trouxe uma contribuição para a sociedade na medida em que despertou a população para a possibilidade de interferir nas políticas sociais e na conformação política local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da UFBA (CIAGS) e Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerce o cargo efetivo de Auditora em Saúde Pública na Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (BA) e é Professora Assistente na Faculdade Maria Milza. É pesquisadora do Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia da UFBA (NACIT) e preceptora do PET-Saúde GraduaSUS no grupo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Sivanildo da Silva Borges, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia. É pós-doutor em Química Analítica pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sonoquímica, Análises por Injeção em Fluxo (FIA), Análise por injeção Sequencial (SIA), Métodos Óticos de Análise, Análise Química Ambiental e Potenciometria.

Elizabeth Matos Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciências Políticas e da Administração pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Bahia, lecionando nos cursos de graduação as seguintes disciplinas: Administração Política, Elaboração e Avaliação de Projetos, Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas e Individuo e Espaço Público; no Mestrado Profissional em Administração/NPGA leciona a disciplina Políticas Públicas e Planejamento Governamental; no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Socioterritorial e Gestão Social, leciona a disciplina Indivíduo e Contemporaneidade, em cooperação com a Professora Sonia Gondim; e no Doutorado em Administração do NPGA, compartilha com o Professor Reginaldo Souza Santos a disciplina Teorias da Administração e Administração Política. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Conjunturais em Administração-NEC e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Administração Política.

Bárbara Leonora Souza de Miranda, Instituto Federal da Bahia

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Mestre em Administração pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA); Especialista em Contabilidade Pública e Controladoria Governamental pela Faculdade Visconde de Cairu (CEPPEV) e Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), além de possuir diversos cursos de extensão pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); pela Escola de Administração Fazendária (ESAF); pela Controladoria Geral da União (CGU); entre outras instituições.

Downloads

Publicado

2016-08-08

Como Citar

Daltro, E. F. M. de A., Borges, S. da S., Ribeiro, E. M., & Miranda, B. L. S. de. (2016). A Articulação Social e o Poder Político Legitimado: Uma Contribuição para a Análise das Transformações do Contexto Social Contemporâneo. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/11907

Edição

Seção

Contribuição Vivencial