O Processo Político do Programa CrediAmigo segundo seus Gestores

Autores

  • Ronan Pereira Capobiango Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10106

Palavras-chave:

Ciclo Político, Percepção do Problema, Formulação, Implementação, CrediAmigo.

Resumo

Este artigo busca descrever e documentar o processo político do Programa CrediAmigo,segundo os gestores do programa, sob a ótica da teoria do ciclo político. Para tanto, realizou-se um levantamento de dados primários, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e tratados pela técnica de análise de conteúdo. A formulação do CrediAmigo pelo Banco do Nordeste consistiu na elaboração de uma proposta de solução para o problema da dificuldade no acesso ao crédito.A partir de sua formulação e implementação, avaliadas como satisfatórias pelos gestores, percebe-se uma intensificação das discussões na agenda política envolvendo o microcrédito, tendo o CrediAmigo como referência.O trabalho, portanto, fomenta as discussões acerca do ciclo político enquanto estrutura de visualização e interpretação de ações de interesse público. No caso em questão, o quadro do ciclo político constitui-se em referência para descrever o Programa CrediAmigo ao longo de seu processo de estruturação, evidenciando o planejamento das ações e o modo como as mesmas foram executadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan Pereira Capobiango, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFVJM. Bolsista da DEAD/UFVJM nos cursos de Administração Pública (Graduação) e de Gestão Pública Municipal (Pós-Graduação) da UFVJM. Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: Contabilidade, Administração Pública, Avaliação de Políticas Públicas, Administração Financeira e Orçamentária.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Produtividade do CNPq. Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). Membro da Comunidade GIGAPP - Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madri, Espanha). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2016.

Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Gerência de Empresas pela FACCO; Bacharel em Administração pela UFV. Professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente nas áreas de Marketing, Marketing do Setor Público, Marketing Social, Estratégia, Administração Pública e Administração Geral. Ex-Presidente do Conselho Editorial da Editora UFV. Revisor técnico dos livros Marketing do Setor Público, de Philip Kotler e Nancy Lee, lançado em 2008, e Marketing Social, lançado em 2011 pela Editora Bookman/Artmed. Membro do Conselho Deliberativo do Agros - Instituto UFV de Seguridade Social e membro do Conselho Fiscal da Funarbe - Fundação Artur Bernardes.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Capobiango, R. P., Silveira, S. de F. R., & Lima, A. A. T. de F. de C. (2015). O Processo Político do Programa CrediAmigo segundo seus Gestores. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10106

Edição

Seção

Contribuição Teórica