Capitais mais Efetivos em Empreendimentos da Cultura Popular: O Caso dos Profissionais de Produção Cultural em Pernambuco

Authors

  • Lhayenny Rhistaynne Lira de Oliveira
  • Luiz Alberto Mariz
  • Elisabeth Cavalcante dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9904

Keywords:

Campo Cultural, Capital, Disputa, Produtor Cultural, Programa Cultura Viva

Abstract

Este trabalho é baseado numa pesquisa desenvolvida dentro do PIBIC nos anos de 2011-2012 e, no seu percurso, buscou-se compreender quais tipos de capital se mostram mais efetivos na atuação dos profissionais de produção cultural em Pernambuco, após implementação do Programa Cultura Viva. Toma-se como base teórica a concepção de campo de Pierre Bourdieu, em particular a importância dos variados tipos de capital – econômico, social, cultural e simbólico – como base de poder no subcampo da cultura popular. Os resultados apresentados provêm de análise de conteúdo sobre os dados, cuja principal fonte foram entrevistas semiestruturadas realizadas com produtores culturais do estado. Constata-se que, a partir da implementação do Programa Cultura Viva, ampliou-se a demanda do profissional de produção cultural no subcampo da cultura popular. Conclui-se que o capital cultural contido em conhecimentos e habilidades gerenciais passou a se sobressair como um dos capitais mais almejados e mais efetivos, diminuindo a importância relativa do capital social na viabilização dos empreendimentos. No entanto, o profissional da produção cultural não logra monopolizar o capital simbólico associado a seu fundamental papel no campo, pois esse capital é alvo de disputa por outros agentes do campo, como empresas ou mesmo o Estado, quando não se restringem a prover recursos econômicos e se dedicam diretamente à atividade de produção.

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Author Biographies

Lhayenny Rhistaynne Lira de Oliveira

Aluna de graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu projeto de iniciação científica (PIBIC 20112012), relacionado à pesquisa: As transformações na configuração do campo da cultura no Brasil, CNPq, 2011-2013.

Luiz Alberto Mariz

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, na área de Organizações. Tem como atual interesse a criação institucional de campos organizacionais periféricos. Pesquisador do Observatório da Realidade Organizacional (Recife) e editor dos Cadernos EBAPE.

Elisabeth Cavalcante dos Santos

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Linha de pesquisa Organizações, Cultura e Sociedade. Professora Substituta na Instituição Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico do Agreste.

How to Cite

Oliveira, L. R. L. de, Mariz, L. A., & Santos, E. C. dos. (2016). Capitais mais Efetivos em Empreendimentos da Cultura Popular: O Caso dos Profissionais de Produção Cultural em Pernambuco. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9904

Issue

Section

Contribuição Teórica