Função e Multiplicação de Bancos Comunitários

Autores

  • Joysi Moraes
  • Sandra Regina Holanda Mariano
  • Rafael Cuba Mancebo
  • Hugo Naritomi

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9892

Palavras-chave:

Banco Comunitário, Rede Brasileira de Bancos Comunitários, Banco Palmas

Resumo

Este trabalho apresenta o papel de um banco comunitário em uma comunidade de baixa renda, bem como expõe o papel da Rede Brasileira de Bancos Comunitários - RBBC na divulgação da metodologia própria dessas instituições. Destacamos desde já que tratar da RBBC significa versar sobre o Banco Palmas que a criou, a representa e implementa seus métodos nos bancos comunitários do Brasil. Para dar conta dos objetivos propostos, foi realizado um estudo de múltiplos casos com o Banco Palmas (CE), o Banco Paju (CE) e o Banco Comunitário da Cidade de Deus - BCC (RJ). A comparação entre os casos mostrou que não basta sistematizar uma metodologia. Um banco comunitário não pode ser implementado “de fora para dentro”. É preciso que a própria comunidade sinta e expresse a vontade de criá-lo e que pessoas do local liderem a iniciativa. Só o trabalho da Rede não é suficiente. A experiência do BCC mostra essa dificuldade. A ausência de uma liderança comprometida com a própria comunidade e a falta de conhecimento sobre o papel do banco comunitário impedem seu desenvolvimento. A vivência coletiva da comunidade em outras lutas também demonstrou a distinção existente entre os casos cearenses e os da experiência fluminense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joysi Moraes

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), do curso de Administração. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial e Empreendedorismo. Coordenadora de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo (PPGE-UFF).

Sandra Regina Holanda Mariano

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo e do Projeto OportUnidad no Brasil. Pesquisadora e professora do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da (LatecUFF).

Rafael Cuba Mancebo

Mestrando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC-Rio). Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador assistente do Projeto OportUnidad na área de Recursos Educacionais Abertos (REA), financiado pela Comissão Europeia. Monitor da disciplina de Sociologia no curso de Administração. Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo (PPGE-UFF).

Hugo Naritomi

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Como Citar

Moraes, J., Mariano, S. R. H., Mancebo, R. C., & Naritomi, H. (2016). Função e Multiplicação de Bancos Comunitários. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9892

Edição

Seção

Contribuição Teórica