Governança ajuda ou atrapalha? Reflexões sobre a gestão educacional local

Autores

  • Telma Hoyler
  • Fernando Burgos
  • Ricardo Bresler
  • Veronika Paulics

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9886

Palavras-chave:

Governança, Gestão Educacional, Educação Pública

Resumo

A atenção que a educação pública vem recebendo aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. Além dos programas e diretrizes estabelecidos pelos governos federal e estadual, os gestores educacionais do âmbito local lidam com a influência externa em seu trabalho cotidiano realizado dentro das secretarias. Essa influência é exercida por um conjunto de entidades representando distintos interesses que, genericamente, ora denominado Atores Externos ao Poder Público (AEPPs). O artigo analisa como esses AEPPs têm atuado no campo da gestão educacional. Para isso, utiliza o quadro teórico de governança, que permite aprofundar a análise das interfaces entre atores do poder público e atores não estatais. Em geral, a ideia de governança recebe uma imagem positiva, mas a análise de alguns dos principais programas de capacitação dos gestores educacionais locais fomentados pelos AEPPS exemplificou a situação em que essa interface não produz efeitos úteis aos objetivos formalmente propostos, sendo uma evidência empiricamente observável de arranjos de governança ruins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Hoyler

Mestranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil(2010). Pesquisadora Junior do Centro de Estudos da Metrópole, Brasil. USP – DCP 

Fernando Burgos

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP, Brasil(2013).  Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas - SP, Brasil. FGV-EAESP

Ricardo Bresler

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, Brasil(2000). Professor contratado da Fundação Getúlio Vargas - SP, Brasil. FGV-EAESP

Veronika Paulics

Mestra em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP, Brasil(2003). Pesquisadora do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, Brasil - FGV-EAESP.

Downloads

Como Citar

Hoyler, T., Burgos, F., Bresler, R., & Paulics, V. (2016). Governança ajuda ou atrapalha? Reflexões sobre a gestão educacional local. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9886

Edição

Seção

Contribuição Teórica