Gestão Social e Institucional em Territórios Rurais: Contribuições a Partir do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Carlos Douglas de Sousa Oliveira
  • Marcelo Antonio Conterato
  • Lillian Bastian
  • Sergio Schneider

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9827

Palavras-chave:

Gestão Social, Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial

Resumo

O artigo aborda questões relativas à gestão institucional e social no território Zona Sul do Rio Grande do Sul, a partir da percepção dos atores que participam da institucionalidade territorial, nesse caso, o Colegiado Territorial. Será apresentado um retrato dessa ação com a perspectiva de identificar os desafios da governança territorial, o que suscita uma reflexão sobre o processo de gestão social nos espaços de construção coletiva do desenvolvimento territorial. Constata-se que são poucas as ações de desenvolvimento territorial decididas no âmbito do Colegiado Territorial dessa região. Nessa área, ainda existe outra institucionalidade setorial, o Fórum da Agricultura Familiar da Zona Sul do Rio Grande do Sul, ligada a esse colegiado, com significativa importância no protagonismo do desenvolvimento do território. É nele que ocorre a maior parte das decisões e, talvez por isso, seja percebido pelos atores como o próprio Colegiado Territorial. Essa é uma das informações relevantes, entre outras, que foram reveladas a partir da leitura e interpretação do ponto de vista dos atores territoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Douglas de Sousa Oliveira

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (UFPA), doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Bolsista CAPES e consultor em desenvolvimento rural e gestão social do desenvolvimento territorial.

Marcelo Antonio Conterato

Licenciado em Geografia. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Rural, vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais (DERI) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD).

Lillian Bastian

Graduada em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Técnica da Célula de Acompanhamento e Informação do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.

Sergio Schneider

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual presidente da SOBER (2011-2013), Conselheiro do CDES-RS, membro do GEPAD.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Como Citar

Oliveira, C. D. de S., Conterato, M. A., Bastian, L., & Schneider, S. (2014). Gestão Social e Institucional em Territórios Rurais: Contribuições a Partir do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9827

Edição

Seção

Contribuição Teórica