Da Timidez à Participação: Construindo Metodologias para a Prática da Gestão Social

Autores

  • Waléria Maria Menezes de Morais Alencar
  • Joseane de Queiroz Vieira
  • Marluse Martins de Matos
  • Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos
  • Raquel Farias Gregório Bezerra
  • Maria de Fátima de Oliveira Sobreira

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9692

Palavras-chave:

GS, Grupos, Comunidades, Participação, Metodologia Integrativas.

Resumo

Os trabalhos com grupos comunitários priorizam o desenvolvimento dos sujeitos e das localidades, ao contrário do que ocorre nas organizações privadas, cuja finalidade é estritamente econômica. Desse modo, a gestão tradicional apresenta-se insuficiente para o gerenciamento de ações nesse contexto, dando ensejo ao surgimento da gestão social como um processo dialógico e participativo de se trabalhar com grupos. Propondo demonstrar possibilidades metodológicas compatíveis com a Gestão Social, este trabalho apresenta, através do relato de experiência, o método desenvolvido pelo Projeto Gestão Social nas Escolas, Promovendo o Protagonismo Juvenil nas Escolas Estaduais de Juazeiro do Norte-CE, o qual tem como objetivo desenvolver empreendimentos juvenis a partir de ações pautadas na gestão social, buscando fomentar nos jovens a autonomia, autogestão, cooperativismo e protagonismo, bem como facilitar os processos grupais e individuais, o estabelecimento de estratégias para execução de ações coletivas. As ações até agora realizadas têm apontado o alcance desses objetivos, apresentando como resultado o amadurecimento dos grupos envolvidos, de modo que, com base nessa experiência, defende-se a validade da metodologia utilizada para a execução de projetos que têm por objetivo a Gestão Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Maria Menezes de Morais Alencar

Psicóloga, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo da Fundação Joaquim Nabuco - PE. Professora do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social e Laboratório Paideia, ambos da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Coordenadora do Projeto Gestão Social nas Escolas.

Joseane de Queiroz Vieira

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio e em Direito pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Técnica do Projeto Gestão Social nas Escolas.

Marluse Martins de Matos

Aluna de graduação do colegiado de administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX.

Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Coordenador Regional de Programas da Enactus Brasil.

Raquel Farias Gregório Bezerra

Graduada pela Faculdade Leão Sampaio. Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS  do município de Canindé-Ce.   Especializanda em Políticas Públicas em Saúde Coletiva pela URCA.

Maria de Fátima de Oliveira Sobreira

Psicóloga, graduada pela Faculdade Leão Sampaio.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Alencar, W. M. M. de M., Vieira, J. de Q., Matos, M. M. de, Santos, Ítalo A. T. dos, Bezerra, R. F. G., & Sobreira, M. de F. de O. (2013). Da Timidez à Participação: Construindo Metodologias para a Prática da Gestão Social. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9692

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica