Da Timidez à Participação: Construindo Metodologias para a Prática da Gestão Social
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9692Keywords:
GS, Grupos, Comunidades, Participação, Metodologia Integrativas.Abstract
Os trabalhos com grupos comunitários priorizam o desenvolvimento dos sujeitos e das localidades, ao contrário do que ocorre nas organizações privadas, cuja finalidade é estritamente econômica. Desse modo, a gestão tradicional apresenta-se insuficiente para o gerenciamento de ações nesse contexto, dando ensejo ao surgimento da gestão social como um processo dialógico e participativo de se trabalhar com grupos. Propondo demonstrar possibilidades metodológicas compatíveis com a Gestão Social, este trabalho apresenta, através do relato de experiência, o método desenvolvido pelo Projeto Gestão Social nas Escolas, Promovendo o Protagonismo Juvenil nas Escolas Estaduais de Juazeiro do Norte-CE, o qual tem como objetivo desenvolver empreendimentos juvenis a partir de ações pautadas na gestão social, buscando fomentar nos jovens a autonomia, autogestão, cooperativismo e protagonismo, bem como facilitar os processos grupais e individuais, o estabelecimento de estratégias para execução de ações coletivas. As ações até agora realizadas têm apontado o alcance desses objetivos, apresentando como resultado o amadurecimento dos grupos envolvidos, de modo que, com base nessa experiência, defende-se a validade da metodologia utilizada para a execução de projetos que têm por objetivo a Gestão Social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-05
How to Cite
Alencar, W. M. M. de M., Vieira, J. de Q., Matos, M. M. de, Santos, Ítalo A. T. dos, Bezerra, R. F. G., & Sobreira, M. de F. de O. (2013). Da Timidez à Participação: Construindo Metodologias para a Prática da Gestão Social. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9692
Issue
Section
Contribuição Tecnológica