Tecnologia Social à Luz da Teoria Sociotécnica: O Caso do Projeto Mandalla no Ceará

Autores

  • Josimar Sousa Costa Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia Universidade Federal do Ceará
  • Bruno Chaves Correia-Lima Universidade Federal da Bahia
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • José Carlos Lázaro Silva Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9045

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Teoria Sociotécnica, Projeto Mandalla, Inovação Social, Sustentabilidade Ambiental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o projeto Mandalla aplicado no Estado do Ceará, compreendido como uma tecnologia social, à luz da teoria sociotécnica. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Neste estudo de caso foram investigadas informações referentes aos de 2008 e 2009, incluindo a análise de relatórios, de vídeos e de entrevistas realizadas com participantes do projeto. De um total de 163 projetos desenvolvidos, envolvendo 489 produtores, 143 projetos foram analisados. Como resultados, tem-se que o Projeto Mandalla utiliza-se do potencial inovador e sustentável da tecnologia social à luz da teoria sociotécnica, na medida em que busca solução para problemas e dificuldades dos atores sociais envolvidos, promovendo inclusão social e sustentabilidade ambiental. Conclui-se que o intuito primordial não é abandonar ou ignorar a tecnologia já existente, e sim utilizá-la de modo a responder à sustentabilidade, no tocante ao sustento familiar, ao equilíbrio regional ou natural dos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Sousa Costa, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (2010). Atualmente é mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Bruno Chaves Correia-Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), Mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado I da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. 

José Carlos Lázaro Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, é Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung (2005), possui mestrado em Administração na área de Gestão de C&T pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Downloads

Publicado

2014-06-14

Como Citar

Costa, J. S., Maia, A. B. G. R., Correia-Lima, B. C., Cabral, A. C. de A., Santos, S. M. dos, & Silva Filho, J. C. L. (2014). Tecnologia Social à Luz da Teoria Sociotécnica: O Caso do Projeto Mandalla no Ceará. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9045

Edição

Seção

Contribuição Teórica