O Teatro de Improviso como Proposta Pedagógica na Formação em Ciências Sociais Aplicadas

Autores

  • José Luis Felicio Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8871

Palavras-chave:

Competência Profissional, Gestão por Competências, Teatro-Educação, Pedagogia Interdisciplinar, Improvisação

Resumo

Em cursos de graduação em ciências sociais aplicadas, defende-se que os estudantes possam desenvolver, além de aptidões intelectuais e conhecimentos técnicos, competências caracterizadas como relacionais, comportamentais, sociais ou de cooperação. Para tal, costuma-se recorrer a alternativas pedagógicas como jogos teatrais, especialmente técnicas de improvisação, das quais uma das mais efetivas – porém, das menos exploradas em contextos educacionais – é o teatro de improviso de Keith Johnstone. O objetivo desta pesquisa teórica é apresentar o teatro de improviso como proposta pedagógica interdisciplinar para o desenvolvimento de competências relacionais por estudantes de ciências sociais aplicadas. Acredita-se, assim, poder estimular o desenvolvimento de competências tais como: capacidade de trabalhar em equipe; criatividade; prontidão para lidar com incertezas e ambiguidades; capacidade de relacionamento; iniciativa de ação; autocontrole emocional; e capacidade de lidar com situações novas e inusitadas.

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Biografia do Autor

José Luis Felicio Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor e Mestre em Administração (PUC-Rio). Bacharel em Administração (UFRJ). Bacharel em Artes Cênicas (UNI-RIO). Professor Associado da FACC/UFRJ.

Marina Dias de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)

Doutoranda em Administração (Coppead / UFRJ). Mestre em Administração (PUC-Rio). Bacharel em Administração (UFRJ). Professora Auxiliar da UNI-RIO.

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Publicado

2014-06-24

Como Citar

Carvalho, J. L. F., & de Faria, M. D. (2014). O Teatro de Improviso como Proposta Pedagógica na Formação em Ciências Sociais Aplicadas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8871

Edição

Seção

Contribuição Teórica